Prefeitura suspende alvará de feira da cabeceira da ponte Hercílio Luz

Prefeitura suspende alvará de feira da cabeceira da ponte Hercílio Luz

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 10/10/2022)

A superintendência de Serviços Públicos de Florianópolis determinou a suspensão do alvará de funcionamento da Feira Ronaldo Sá – que vinha ocupando a cabeceira insular da ponte Hercílio Luz aos sábados, domingos e feriados -, até que seja encontrado um local mais adequado para a venda dos produtos.

“Há lei municipal que proíbe qualquer obstáculo a 30 metros de monumentos históricos, que é caso da ponte”, afirma o superintendente, Márcio Alves. O improviso na área, com um cenário de poluição visual no acesso à ponte, foi destaque da coluna no último dia 3.

Alves disse que será discutida uma alternativa para que a feira aconteça de forma mais organizada, sem desrespeito ao padrão estético da ponte e com garantia de acessibilidade no entorno.

A Susp vai buscar uma solução com a FFC (Fundação Franklin Cascaes) e com a secretaria municipal de Segurança Pública. O assunto também será tratado com o governo do Estado, via Secretaria de Infraestrutura, que divide com o município a gestão da área.

Coordenador da feira, Joacir Gonçalves disse que a decisão compromete a renda mensal das 15 famílias e que espera pela definição de um novo local para a venda de artesanato, souvenirs e comida perto da ponte.