Obra da nova da ponte da Lagoa da Conceição vai começar

Obra da nova da ponte da Lagoa da Conceição vai começar

Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 07/10/2022)

A ordem de serviço para o começo da obra da nova ponte da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, será assinada nesta sexta-feira (7). A empresa Cejen Engenharia Ltda. venceu a licitação para executar os trabalhos por R$ 53,2 milhões. O prazo total para conclusão é de dois anos e dois meses. A expectativa da prefeitura da Capital, responsável pela obra, é que a ponte esteja pronta até o final de 2024. Efetivamente, a obra deve começar nos próximos dias.

A ligação nova vai substituir a antiga, que leva do centrinho da Lagoa para a Avenida das Rendeiras. A obra vai mudar a ponte de lugar. A nova ficará um pouco antes, no sentido Joaquina. O município diz que a altura livre, ou seja, a distância entre a lâmina d’água da Lagoa da Conceição e a ponte em si será três vezes maior, se comparado à de hoje. Isto porque, atualmente, na máxima maré, essa altura é de 1,80 metro, e passará a ser de seis metros.

O projeto executivo prevê que a nova ponte ficará à direita da ponte atual, sentido Centrinho-Avenida das Rendeiras. Ela terá estrutura de concreto armado com guarda-corpos e formato curvo, 214 metros de extensão e 17 metros de largura, com a seguinte conformação: duas faixas de rolamento de 3,5 metros de largura, dois passeios (nas laterais de cada faixa) com 2,5 metros de largura e uma ciclovia bidirecional (com duas faixas em sentidos contrários)  de 2,80 metros de largura.

A licitação também prevê a recuperação do entorno. Serão reformados decks e atracadouros existentes na área próxima à marina que fica à esquerda da ponte atual. Após a demolição dessa estrutura – que ocorrerá somente após a entrega da nova ponte – os aterros das duas cabeceiras “antigas” ganharão ampla infraestrutura de lazer com áreas de contemplação das belezas naturais, playground, academia de ginástica e praça públicas.

A prefeitura diz que a obra não vai interferir no trânsito da região. Em uma conversa nesta sexta-feira, o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina, diz que vai pedir para a empresa vencedora da licitação o começo dos trabalhos pela recuperação do entorno, conforme solicitado pelo prefeito da Capital, Topázio Neto.