25 out O que Florianópolis pode aprender com as lições de Medellín
Daniel Leipnitz
Presidente do Sapiens Parque e um dos coordenadores do
Movimento Floripa Sustentável
Na minha estadia em Medellín, na Colômbia, neste mês de outubro, durante a Missão Ecossistemas de Inovação, vi na prática – de forma incrivelmente exitosa – que é possível transformar uma cidade para melhor, de forma eficiente e ágil, partindo de algumas ações simples.
Por exemplo: ter as pessoas como foco de tudo para o desenvolvimento, com atenção à educação e à cidadania. Estimular uma visão ampla e democrática da inovação que una os mais variados segmentos da sociedade. Aliado a isso, é fundamental quebrar o estigma de que a inovação está ligada apenas às startups – ela está em tudo e impacta diretamente a vida das pessoas.
Medellín se reinventou a partir de um pacto inclusivo, do qual fizeram parte mais de 4 mil entidades, organizações e associações de bairro, com objetivo de desenvolver a cidade. Uma das iniciativas importantes foi priorizar o acesso dos moradores das comunidades vulnerárias, por meio de um transporte público de qualidade, aos locais de trabalho. Antes, elas levavam horas, agora chegam mais rápido. As comunidades foram reorganizadas, pacificadas, muitas têm escada rolante e teleférico.
Comunidades que antes eram inacessíveis, hoje são atrações turísticas. A violência diminuiu, a economia melhorou, os serviços públicos ficaram mais eficientes e as empresas mais competitivas. Colômbia e Brasil têm muitas coisas em comum e isso tornou a visita ainda mais produtiva. É ótimo buscar bons exemplos em qualquer parte do mundo, como na Europa ou Estados Unidos. Às vezes, porém, a realidade desses países é totalmente diferente da nossa, o que dificulta adaptar certos conceitos e experiências.
Se a cidade colombiana aprendeu com os erros e se transformou, nós de Florianópolis podemos aprender com Medellín. Não precisamos e não iremos chegar ao fundo do poço para dar uma guinada em direção ao desenvolvimento sustentável.
Nesta quarta-feira (26), Rode Martins, Rodrigo Vieira, Ronaldo Martins, Walmoli Gerber Júnior e eu vamos relatar o que de mais importante aprendemos nesta experiência e o que pode ser adaptado a Florianópolis. O evento é presencial, mas também será transmitido pelo canal do YouTube da Acif. A iniciativa é da Cidade Inovadora e tem o apoio da Acate, Acif, AsBEA/SC e Floripa Sustentável.
(ND, 25/10/2022)