21 out Incubadora Celta recebe comitiva da América do Sul para conhecer modelo de gestão
Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 21/10/2022)
Premiada no Brasil e exterior, a Incubadora Celta, de Florianópolis, é referência internacional. Por isso foi escolhida para receber na manhã desta sexta-feira visita técnica de comitiva de líderes da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai de representantes do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
O grupo realiza missão que está formando gestores de ambientes de inovação com apoio da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Quem vai apresentar a Celta, sigla de Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas, é o diretor executivo Tony Chierighini.
Entre os dados do Celta que chamam a atenção está o fato de 96% das empresas incubadas estarem no mercado. Isso mostra a escolha criteriosa das empresas a serem incubadas e do bom ambiente para desenvolver negócios.
– É motivo de grande orgulho ver a incubadora como referência para tantos países da América do Sul. A ideia da visita é contribuir para que nosso modelo possa ser replicado em outras regiões, contribuindo para o desenvolvimento da inovação e gerando emprego e renda – explica Tony Chierighini.
Atualmente, o Celta tem unidades no Parque Tecnológico Alfa, do bairro João Paulo, na SC-401, e também no Sapiens Parque, no Norte da Ilha. Os suportes para as empresas incubadas desenvolverem seus negócios estão cada vez mais aprimorados nesses espaços.