14 out Eventos em Florianópolis puxam o crescimento de 76% na ocupação de hotéis
Da Coluna de Renato Igor (NSC, 14/10/2022)
O setor de eventos alavancou o crescimento de 76,6% na ocupação hoteleira de Florianópolis nos primeiros oito meses de 2022. O levantamento foi divulgado pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) na comparação com o mesmo período de 2021.
Claro que não se pode esquecer a retomada pós pandemia e o crescimento natural com a demanda reprimida do ano passado em função das medidas sanitárias restritivas, mas a prefeitura de Florianópolis aponta também outros fatores importantes.
Na avaliação do superintendente de Turismo de Florianópolis, Vinicius De Luca Filho, o desempenho também pode ser atribuído ao incentivo dado aos empreendedores que escolhem a Capital para realizar os mais variados eventos.
Apoio institucional da prefeitura na realização dos eventos e divulgação, implementação do alvará digital de eventos e redução do ISS de 5% para 2% em todos os CNAEs relativos à atividade também explicam o “boom” na retomada.
Somente em agosto, o Floripa Conecta garantiu o aumento de 17,8% na rede hoteleira de Florianópolis. Agosto era considerado o mês mais fraco para o turismo. A cidade terá no final de outubro o RD Summit, com 11 mil participantes em três dias de palestras e em novembro o Folianópolis lota a rede hoteleira do centro com a micareta que recebe 70% do público de fora da cidade.
Avaliar a atividade turística com indicadores é fundamental para saber se as medidas adotadas estão trazendo os resultados esperados.