05 set UFSC reúne poder público e cidadãos da grande Florianópolis em capacitação inédita
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolveu, junto à Universidade de São Paulo (USP), a primeira edição da capacitação Ceurs Cidades, iniciativa que faz parte do Programa de Capacitação e Estudos Urbanos para Sustentabilidade (Ceurs). O curso iniciou no sábado, 3 de setembro, com quarenta vagas que foram destinadas a indicados pelos poderes executivo e legislativo e por ONGs da Grande Florianópolis. O objetivo é formar agentes para a municipalização, em Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça, da Agenda 2030 ⎯ compromisso assinado por 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) com metas para dignidade e qualidade de vida sustentável das gerações futuras a partir de políticas públicas.
Os participantes irão trabalhar em equipes compostas por membros do poder executivo, legislativo e da sociedade civil, aprendendo na prática a identificar necessidades e iniciativas que podem ser realizadas para implantar a Agenda 2030 em cada região. “O Ceurs Cidades é resultado de um longo processo de pesquisa e desenvolvimento que iniciamos há mais de um ano e agora estamos entregando para a sociedade. Nesta primeira edição, participam alunos indicados pelo poder executivo, legislativo e organizações da sociedade civil. Esperamos expandir para outras cidades nas próximas edições”, explica o professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento Roberto Pacheco, coordenador do Ceurs.
Além do Ceurs Cidades, o programa também oferece gratuitamente a capacitação Municipalização da Agenda 2030, aberta ao público geral. Este é um curso totalmente on-line, destinado aos interessados em aprender sobre desenvolvimento urbano, em busca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Os concluintes recebem certificado homologado pela UFSC de 10 horas. As inscrições são livres, feitas pelo site bit.ly/capacitaceurs.
(UFSC, 02/09/2022)