Seletiva flex de orgânicos passa a atender condomínios do João Paulo

Seletiva flex de orgânicos passa a atender condomínios do João Paulo

Prefeitura de Florianópolis implanta a seletiva flex de orgânicos no bairro João Paulo a partir desta terça-feira (6). Toda terça e sexta, a partir das 12h, será feita coleta com caminhão satélite. Pelo menos 40 condomínios foram cadastrados e sensibilizados para adquirir contentor modelo europeu na cor marrom onde serão acondicionados os resíduos orgânicos. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smma) forneceu sacos compostáveis para estimular a adesão e a separação no primeiro mês.

Na quinta-feira, a partir das 8h, o bairro João Paulo também passa a ser atendido pela seletiva flex só de vidro.

De acordo com a gerente da Coleta Seletiva, Tamara Gaia, nas próximas semanas também deve ser expandida a coleta de orgânicos compostáveis para o Cacupé e Saco Grande. O Cacupé já conta com seletiva flex de vidro.

A gerente de Planejamento da Superintendência de Gestão de Resíduos da Smma, Daiana Bastezini, informa que a adesão de moradores à seletiva flex é exemplar, chegando a 95% entre condomínios do Itacorubi. A adesão também é alta em estabelecimentos comerciais neste bairro.

SELETIVA FLEX FLORIPA

ORGÂNICOS COMPOSTÁVEIS

– Seletiva flex só de orgânicos, de porta em porta com contentor, no Itacorubi, Córrego Grande, Trindade e Carvoeira. Em 6 de setembro, será ampliada para João Paulo, sempre às terças e sextas, a partir das 12h. Em 12 de setembro, para a parte residencial do Centro, às segundas e quintas, a partir das 12h.

– Seletiva flex só de orgânicos em pontos de entrega voluntária (PEVs) no Monte Verde (47 bombonas), Monte Cristo (26 bombonas), Ribeirão da Ilha (15 bombonas), Morro do Quilombo (17 bombonas) e Ratones (31 bombonas). Em 16 de setembro, será implantada a seletiva flex no Maciço do Morro da Cruz, com instalação de 16 pontos de entrega voluntária (PEVs) de orgânicos no Mont Serrat e 23 no Morro do Horácio.

– Seletiva flex só de orgânicos institucional no Cepon, Hospital Governador Celso Ramos, cheches do Morro do Horácio e Serrinha.

– Seletiva de verdes (podas) em toda cidade, 10 vezes por ano em cada bairro.

SÓ VIDRO

– 140 pontos de entrega voluntária (PEVs) de vidro em toda a cidade.

– Seletiva Flex só de vidro (caminhão satélite) no Itacorubi, Córrego Grande, Trindade, Pantanal, Carvoeira, Santa Mônica, área residencial do Centro, Estreito, Balneário e parte do Jardim Atlântico. Em 8 de setembro, será ampliada para João Paulo, toda quinta.

– Seletiva Flex só de vidro bares, restaurantes e condomínios em vias gastronômicas do Centro, Coqueiros, Itaguaçu, Bom Abrigo e Abraão, Ribeirão da Ilha, Campeche, Rio Tavares, Lagoa da Conceição, Joaquina, Praia Mole, Cacupé, Santo Antônio, Sambaqui, Saco Grande e Monte Verde.

– Seletiva só de vidro com compactador uma vez por semana em Jurerê, Daniela, Canasvieiras, Ponta das Canas, Cachoeira, Brava, Canto do Lamim, Vargem Grande, Ingleses Norte e Campeche.

RECICLÁVEIS SECOS MISTOS

– Seletiva de embalagens (metal, plástico, papel/papelão) de porta em porta pelo menos uma vez por semana em 100% dos bairros, duas vezes nos mais adensados e seis vezes no Centro.

– Entrega voluntária nos Ecopontos no Itacorubi, Canasvieiras, Morro das Pedras, Canasvieiras, Capoeiras e Monte Cristo.

(Informe Floripa, 05/09/2022)