09 set Marina: sai relatório ambiental
Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 09/09/2022)
Será conhecido hoje o Rima (Relatório de Impacto Ambiental) sobre o projeto do Parque Urbano e Marina da Beira-Mar Norte, em Florianópolis.
No documento de 105 páginas, que será disponibilizado no Diário Oficial do município, o Instituto do Meio Ambiente de SC faz um diagnóstico detalhado, com informações ambientais e econômicas que dão respaldo ao empreendimento. Também será confirmada hoje a realização de uma audiência pública, em 24 de outubro, para discussão com a comunidade.
A audiência, das 19h às 22h, na Assembleia Legislativa, vai dar subsídios para eventuais ajustes ao projeto executivo que será encaminhado pelo empreendedor ao IMA e servirá de base para a emissão da LAI (Licença Ambiental de Instalação) – na prática a autorização para o início efetivo da obra na orla da baía norte. O cronograma do evento, que será presidido pelo IMA, começa com uma apresentação de 15 minutos feita pelo investidor. Em seguida, representantes do órgão ambiental vão falar sobre as conclusões do Rima. Por fim, será aberto tempo para manifestações da população.
O parque urbano e marina representa um investimento de R$ 200 milhões, com cerca de 600 vagas para embarcações na área que vai do trapiche da Beira-Mar Norte até às proximidades da estação de tratamento da Casan.