05 set FloripAmanhã participa como sub-relatora do Plano Diretor no Conselho da Cidade
A Associação FloripAmanhã, uma das entidades eleitas para representar a sociedade no Conselho da Cidade, está tendo papel fundamental na revisão do Plano Diretor, marcando presença em todas as audiências públicas, com a Dra. Rode Anélia Martins como titular e o professor Salomão Mattos Sobrinho como suplente. Devido ao trabalho realizado nos últimos meses, a FloripAmanhã foi escolhida para ajudar a relatar o Plano Diretor.
“Esse é o reconhecimento do trabalho que a gente vem fazendo. A nossa contribuição é com o olhar da sociedade civil organizada, nós representamos uma massa de interesses que não tem uma corporação que possa falar em nome dela. E nós não faltamos a nenhuma reunião. É de suma importância que ONGs engajadas como a FloripAmanhã consigam ter espaço e colocar a sua visão, inclusive para representar interesses difusos e coletivos que não conseguem se manifestar por meio de estruturas corporativas ou que tenham um pensamento ainda muito radical”, destaca Rode Anélia Martins.
A revisão do Plano Diretor está em fase final, no próximo dia 12/9 o Conselho da Cidade entrega seu relatório à Prefeitura Municipal que, por sua vez, entrega à Câmara dos Vereadores para análise e votação.
“O nosso olhar é se a proposta da Prefeitura vai ao encontro das diretrizes e dos objetivos do próprio Plano Diretor, entre os quais estão a melhoria da mobilidade urbana, a proteção efetiva dos recursos ambientais e do patrimônio histórico. Nós estamos analisando se as normas cumprem as promessas ou se elas são muito tímidas ou paliativas. Outra questão é se elas vão conseguir aumentar o nível de inclusão e legalidade da cidade e diminuir consideravelmente a taxa de irregularidade e clandestinidade”, explica Rode Martins.
O presidente da FloripAmanhã, Jaime de Souza, complementa: “Todo o processo de revisão do Plano Diretor foi conduzido de forma democrática. Ao chegar na Câmara, a gente espera que seja aprovado, pois a sociedade participou ativamente”.
Junto com a FloripAmanhã, outras três entidades estão como sub-relatoras da revisão do Plano Diretor no Conselho da Cidade: AMO Lagoa, SINDIMOVEIS e SINDUSCON, enquanto a relatoria geral é da OAB SC.
A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.
Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.