20 set Florianópolis aposta em vias gastronômicas
Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 20/09/2022)
Donos de bares e restaurantes de Florianópolis estão apostando na criação de vias gastronômicas, alternativa para reforçar a profissionalização e fidelização da clientela. O movimento ganha importância nesse momento de retomada das atividades econômicas, depois de dois anos difíceis em função da pandemia da Covid-19.
A caçula nessa turma é a Via Gastronômica da Ponta Norte, que reúne desde 2021 empreendedores de Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas, Lagoinha e Praia Brava e que acabou de lançar o Festival Gastronômico da Primavera,
entre 22 de setembro a 23 de outubro. Secretário-adjunto de Turismo da Capital, Vini de Lucca considera essas iniciativas importantes para “aumentar a diversificação” e, principalmente, garantir prestação de serviços de qualidade a moradores e turistas o ano inteiro.
A capital catarinense tem, hoje, sete vias gastronômicas, mas nem todas estão consolidadas – como a de Coqueiros – ou contam com a assessoria do Sebrae, como a da recente Ponta Norte. A expectativa é que, em breve, a ala leste do Centro Histórico também comece a se movimentar nesse sentido, passo que pode ajudar na revitalização da região.