21 set Dia da Árvore com tomografia da Figueira da praça XV
Não é à toa que uma figueira centenária faz parte da Praça XV, no Centro de Florianópolis, até os dias atuais. A árvore, com 152 anos de idade, passou por uma série de restaurações ao longo da sua existência. O “nascimento” da figueira, uma espécie nativa do Oriente Médio e do Mediterrâneo, foi em 1871. A árvore, hoje centenária, foi transportada para a praça aos 20 anos de idade.
A intervenção da Figueira é realizada pela Lojas Koerich, empresa adotante do espaço público desde 2010 através do programa Adote uma Praça, da FloripAmanhã, além de recursos oriundos de compensação ambiental.
A CFL Incorporadora, empresa que há duas décadas faz parte da história da capital catarinense, também fará parte do processo de revitalização mais recente da Figueira.
O processo está sendo conduzido pela Sociedade de Propósito Específico (SPE) do projeto, criada para estabelecer a parceria público-privada. A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM) conduzirá o trabalho de revitalização, que será executado pela Arboran Soluções em Arborização Urbana.
Atualmente a revitalização está na etapa de diagnóstico, com avaliação da saúde das folhas e do solo, para detectar a presença de pragas e doenças. Uma tomografia com impulso de imagens 2D e 3D também foi feita para produzir um retrato mais detalhado da saúde da Figueira.
A segunda fase, de tratamento, também já teve início, com a poda, trituração de resíduos e preparo do mulching, que consiste na cobertura do solo com um filme plástico de espessura fina e de baixo custo, usada para proteção do sistema de raízes. Após, será iniciada a nutrição líquida e foliar. A alimentação será feita com extrato de algas, adubos e substratos com o uso de biotecnologia e indução de resistência.
De acordo com o engenheiro Ricardo Ortiz, responsável técnico da CFL pela iniciativa, trata-se de um trabalho multidisciplinar, que tem o apoio de biólogos e engenheiros florestais, além de empresas privadas e do poder público. Para o CEO da CFL Incorporadora, Luciano Bocorny, essa é uma ótima oportunidade de a empresa contribuir para a manutenção da árvore, considerada um patrimônio natural e cultural de Florianópolis.
Sobre a CFL
A CFL busca desenvolver produtos imobiliários irreplicáveis, em terrenos de exceção e com arquitetura autoral. Possui projetos com escritórios reconhecidos nacional e internacionalmente como Arquitectonica, responsável por 80% dos empreendimentos High End de Miami e o estúdio uruguaio Obra Prima.
(Informe Floripa, 20/09/2022)