22 set Consensos: Qualidade de Vida, Saúde e Sustentabilidade
Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 22/09/2022)
Os debatedores do seminário “Qualidade de Vida, Saúde e Sustentabilidade”, evento que faz parte das comemorações dos 16 anos do ND, refletiram sobre como Florianópolis pode avançar em indicadores das mais variadas áreas. Eles concordaram especialmente em dois aspectos: a cidade precisa definir os investimentos mais urgentes e de ação conjunta entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil para enfrentamento dos principais desafios.
“Precisamos dar mais atenção para as cidades, o censo do IBGE vai mostrar que cerca de 85% da população vive em áreas urbanas”, disse o professor Arlindo Philippi Junior, do Instituto de Estudos Avançados da USP (Universidade de São Paulo).
“O saneamento básico é uma questão civilizatória”, pontuou o presidente da ACM (Associação Catarinense de Medicina), Ademar Jose Oliveira Paes Júnior. O debate do Fórum 2050 foi mediado pelo colega Alexandre Mendonça, e reuniu também o médico Sérgio Brincas, diretor-presidente do Grupo Baía Sul, e os professores Hans Michel Van Bellen e Ivo Sostisso, ambos da UFSC.