Comitiva da Finlândia vem conhecer Escola do Futuro de Florianópolis

Comitiva da Finlândia vem conhecer Escola do Futuro de Florianópolis

Florianópolis recebeu uma comitiva da Finlândia, liderada pelo cofundador da Finest Future, Peter Verterbacka. O motivo da visita foi conhecer o modelo pedagógico e a estrutura física das escolas do futuro de Florianópolis e fomentar possíveis parcerias com a Prefeitura da Capital para implantar uma escola no modelo do Finest Future voltada para o ensino fundamental.

Marcos Lichtblau, superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura, juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Educação e de Cléo Carvalho da Silva, diretor da unidade, receberam a comitiva na Escola do Futuro Osvaldo Machado, em Pontas das Canas.

Os estudantes foram muito participativos, fizeram diversas perguntas sobre o país de origem dos visitantes, de como eram as escolas da nção do Norte da Europa e ficaram extremamente animados em saber que Peter era um dos criadores do game Angry Birds, jogo eletrônico de quebra-cabeça.

“Foi uma honra receber em nossa Escola do Futuro uma comitiva da Finlândia. Enquanto o mundo quer conhecer esse país, a Finlândia vem nos conhecer”, salientou Maurício Fernandes Pereira, secretário de Educação de Florianópolis.

O Futuro já chegou

A Escola do Futuro já é uma realidade na rede municipal de ensino de Florianópolis. São escolas de ensino básico que contam com educação em tempo integral e ampliação de jornada.

Os estudantes são atendidos das 8h às 17h e durante esse período têm acesso ao ensino de múltiplas linguagens, como Português, Inglês, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Letramento Digital. A garotada tem aulas e projetos voltados para áreas específicas, como Clube de Esportes, Clube do Empreendedor, Clube de Ciências e Robótica.

Atualmente Florianópolis conta com 4 Escolas do Futuro, que juntas atendem 2.500 estudantes. Além daquela de Ponta das Canas, há a Escola do Futuro da Tapera (Tapera), Mâncio Costa (Ratones) e Osmar Cunha (Canasvieiras).

A Prefeitura possui igualmente o Neim do Futuro Doralice Maria Dias, na Vargem do Bom Jesus, Norte da Ilha. O Neim conta com professores de tecnologia educacional, de inglês, de Língua Brasileira de Sinais (Libras), de música e professor de artes visuais.

Além da proposta curricular da rede municipal de ensino, os estudantes têm aulas e projetos voltados para áreas específicas, como cultura maker ou “mão na massa”, sustentabilidade e inclusão digital.

Mais seis unidades de educação infantil passarão a funcionar no mesmo padrão a partir do ano que vem.

(PMF, 19/09/2022)