19 set Biotech Center: em SC, um laboratório para revolucionar a indústria global de alimentação
O futuro da alimentação, e o desenvolvimento de uma nova indústria baseada em proteínas alternativas, passa pelo ecossistema de inovação de Santa Catarina. Mais precisamente, por um centro global de pesquisa e produção que a JBS, maior companhia global de proteínas e líder em produção de alimentos, está implementando no Sapiens Parque, em Florianópolis. Nos próximos quatro anos, o JBS Biotech Innovation Center deve receber um investimento total de US$ 60 milhões – cerca de R$ 400 milhões – para desenvolver um um novo mercado para a companhia.
O projeto, anunciado em maio passado pela JBS e o Governo de Santa Catarina, prevê um espaço de 2 mil quadrados de área construída envolvendo laboratórios para aplicação de proteína cultivada, robótica e desenvolvimento de embalagens, entre outras pesquisas. Mas o que tornou a capital catarinense tão atrativa para este projeto? O que diferenciou a cidade frente a tantos hubs globais?
Florianópolis foi escolhida por algumas “condições particulares”, como explica Luismar Porto, pós-doutor em Engenharia Biomédica, Biológica e de Biomateriais e presidente do JBS Biotech Innovation Center: “além da cidade ser um polo de inovação, o Sapiens conta com algumas empresas que desenvolveram biotecnologias avançadas, como a Biomehub e a Neoprospecta. Havia a opção de montar este centro em outras regiões, mas aqui a tecnologia de alimentos criativa encontra amparo legal”.
(Confira a matéria completa em SC Inova, 18.08.2022)