23 set 5G em Florianópolis ainda é limitado após um mês da ativação; veja bairros com cobertura
Nesta quinta-feira (22) completa um mês que o sinal 5G foi ativado em Florianópolis, mas a cobertura da rede ainda é limitada, de acordo com o coordenador do grupo de trabalho do 5G da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Fernando Gomes. Três empresas operadoras oferecem a conectividade na Capital de Santa Catarina.
Dados da Anatel mostram que 19 bairros/localidades em Florianópolis já contam com antenas para conexão da quinta geração de internet móvel, mas para Fernando Gomes, medidas de campo indicam que a cobertura ainda é limitada, como mostra o aplicativo nPerf, desenvolvido por especialistas em telecomunicações em Lyon, na França.
Conforme a Vivo, o 5G da empresa está disponível atualmente em cinco bairros: Agronômica, Canto, Centro, Jurerê Internacional e Santa Mônica. A Claro informou que está operando apenas nas regiões do Centro e Beira-Mar.
Já a Tim disse que o sinal da operadora está presente em todas as 19 regiões que possuem antenas. Ainda no mês de setembro, estão previstas ativações de quatro novas estações que, segundo a empresa, “melhorarão a cobertura em Canasvieiras e na Beira Mar Norte”.
A Anatel já abriu processo de acompanhamento dos compromissos do edital, que inclui análise da qualidade do 5G, para todas as operadoras, no entanto, considera que as empresas oferecem o serviço em ainda “fase teste”.
Bairros com antenas 5G em Florianópolis
De acordo com dados da Anatel, os bairros de Florianópolis que contam com antenas 5G são:
- Abraão
- Agronômica
- Cachoeira do Bom Jesus
- Cachoeira do Bom Jesus Leste
- Canasvieiras
- Canto do Lamim
- Capivari
- Capoeiras
- Centro
- Coloninha
- Coqueiros
- Estreito
- Ingleses Sul
- Jardim Atlântico
- Jurerê Leste
- Jurerê Oeste
- Monte Cristo
- Ponta das Canas
- Santinho
(NSC, 22/09/2022)