Tribuna livre discute o engordamento da praia do bairro de Jurerê

Tribuna livre discute o engordamento da praia do bairro de Jurerê

Discutir o engordamento da praia do bairro de Jurerê, no norte da Ilha, foi o objetivo da tribuna livre realizada na Câmara Municipal de Florianópolis nesta terça-feira (9).

O espaço cedido para os representantes da Associação de Moradores de Jurerê (Amoju) e do Grupo Avante Jurerê serviu para apoiar a iniciativa, tendo em vista divergências sobre a ação na comunidade.

“A grande maioria daqui [vereadores] se criou brincando na praia, jogando futebol, correndo, e a praia de Jurerê não nos permite mais isso. Em dia de maré cheia ela tem trinta centímetros de areia. A gente quer que os nossos filhos, os nossos netos desfrutem da praia como um todo, além de trazer o desenvolvimento”, destacou o presidente da AMOJU, Marlúcio Bittencourt.

A expectativa é que o processo de engordamento seja realizado em agosto de 2023, e para incentivar o Poder Público a realizar a ação, foi criado o Grupo Avante Jurerê. “O que eu fiz foi unir os moradores, a associação de moradores e os empresários para mostrar para o Poder Público que é um grande negócio para o bairro e para cidade, porque certamente, com o engordamento da praia, virá o investimento de empresários, consequentemente teremos iluminação”, afirmou o líder do Avante Jurerê, Marcelo Cavaggi.

O autor do requerimento de tribuna livre, vereador Edinon Manoel da Rosa – Dinho (União Brasil), afirma que o município precisa copiar o que deu certo, se referindo ao engordamento já realizado nas praias de Canasvieiras e de Balneário Camboriú. “Aumentando a faixa de areia, obviamente aumenta o desenvolvimento, Jurerê antigamente era um bairro totalmente de verão, hoje não. Hoje é um bairro autossustentável, tem tudo em Jurerê, só não temos, em dia de maré cheia, areia para que o turista que vem a Florianópolis possa aproveitar a praia”, disse.

(CMF, 09/08/2022)