Prorrogada seleção de consultoria para implementar Rede Brasileira de Cidades Criativas

Prorrogada seleção de consultoria para implementar Rede Brasileira de Cidades Criativas

Foram prorrogadas até 24 de agosto as inscrições de interessados em prestar consultoria para a implementação da Rede Brasileira de Cidades Criativas. O processo, organizado pelo Ministério do Turismo e a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), vai selecionar a empresa responsável pela elaboração da estratégia aplicada à iniciativa.

Confira o edital e inscreva-se AQUI.

Os interessados devem encaminhar proposta financeira conforme as especificações previstas no edital. Além de realizar oficinas de design de estratégia, a vencedora deverá apresentar planos voltados à concretização da Rede, bem como modelos de atuação e de governança, o branding da marca e o conceito do produto digital do grupo.

A Rede tem como objetivo incentivar o uso do potencial criativo e inovador das localidades em prol do desenvolvimento local, incentivando ações que reúnam, primordialmente, governos municipais, empreendimentos dos setores envolvidos e agentes criativos. A meta é gerar oportunidades de negócios, emprego, trabalho, renda e o pleno exercício da cidadania.

O edital integra um Projeto de Cooperação Internacional firmado entre o Ministério do Turismo, a Agência Brasileira de Cooperação, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), e a Unesco. A colaboração busca promover o turismo em sítios do Patrimônio Cultural e Natural, a economia criativa e outras políticas vinculadas ao turismo e ao desenvolvimento sustentável.

COOPERAÇÃO – Atualmente, 12 cidades brasileiras integram a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em design; Recife (PE) e Salvador (BA), na música; João Pessoa (PB), no artesanato e artes populares; Santos (SP), na área do cinema, e Campina Grande (PB), no segmento de artes midiáticas.

Criada em 2004 e composta por 246 cidades de 80 estados-membros da Unesco, a rede mundial promove a cooperação de cidades que têm na criatividade um fator estratégico de desenvolvimento urbano sustentável. Trata-se de uma plataforma de intercâmbio e colaboração para o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.

(Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo,  15/08/2022)