Florianópolis ganha Política Municipal de Inovação na Educação

Florianópolis ganha Política Municipal de Inovação na Educação

Vereadores aprovaram na tarde desta segunda-feira (15) o Projeto de Lei 18322 de 2021 que cria em Florianópolis a Política Municipal de Inovação na Educação Municipal.

O objetivo da matéria é fortalecer a transformação digital na rede de ensino municipal. “Ampliar o desenvolvimento de competências em ciências, matemática, tecnologia, engenharia e artes para as crianças em sua primeira etapa de aprendizado. Esse projeto proporcionará a formação de profissionais qualificados para o ensino médio e superior, com a base do conhecimento iniciado nos primeiros anos da escola”, destacou o vereador Adrianinho Flor (Republicanos), autor do projeto.

Para isso, as escolas municipais desenvolverão atividades curriculares e extracurriculares visando a inclusão dos alunos nos conhecimentos de tecnologia, aplicando o intercâmbio educacional por meios digitais, letramento digital, gamificação e robótica.

Através da Secretaria Municipal de Educação, serão desenvolvidos programas de incentivos aos educadores a fim de participarem nos processos de formação e aperfeiçoamento em sistemas STEAM, metodologias de aplicação de tecnologia no ensino e projetos de incentivos aos alunos em atividades de matemática, ciência e tecnologia. Para as turmas de 8º e 9º ano do ensino básico serão realizadas atividades de preparação e incentivo às tarefas com ciência e tecnologia, visando promover inscrições em cursos de ensino médio voltados às áreas de inovação e informática.
O projeto também autoriza a criação de Centros de formação em Inovação para o educador municipal, visando levar conhecimento de novos conceitos, metodologias e técnicas, aplicando tecnologia e inovação aos profissionais da rede pública municipal de educação.

Para que essa nova política seja executada, a prefeitura poderá realizar convênios, parcerias e acordos de cooperação técnica com instituições públicas e privadas para contratação de especialistas, e a Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, através da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação, poderá realizar parcerias com entidades públicas ou privadas visando realizar ações para atingir os objetivos desta política municipal.

(CMF, 16/08/2022)