01 ago Florianópolis faz demolição de grandes imóveis e dá recado aos construtores irregulares
Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 29/07/2022)
O mutirão da prefeitura de Florianópolis para demolição de imóveis irregulares, nesta semana, chega como um recado claro: construções sem a documentação necessária terão o mesmo destino. Somente nos últimos dias, foram pelo menos quatro grandes imóveis colocados abaixo pelo setor de fiscalização do município. Um deles tinha quatro andares e 24 apartamentos. No entanto, não havia as autorizações necessárias para a construção.
Em outro caso, sete unidades de uma obra irregular foram derrubadas por falta de documentação. As demolições desta semana ocorreram no Norte da Ilha, no Ribeirão da Ilha e no Pantanal. Todas as fiscalizações surgiram após denúncias, que podem ser feitas junto à prefeitura.
Segundo o próprio município, o aumento de denúncias de moradias sem licenciamento estimulou a concretização do mutirão de demolições. Um sinal de que as próprias comunidades estão envolvidas no processo de monitoramento das irregularidades, o que é saudável para o desenvolvimento da cidade.
Ao mesmo tempo, também cabe à prefeitura da Capital planejar o município para atender a demanda habitacional atual. Enquanto fiscaliza e faz a demolição dos imóveis irregulares, o gestor público precisa estabelecer programas que ajudem a abrigar pessoas hoje a procura de casas e apartamentos. Isto vale também para a discussão do Plano Diretor, que está em vias de ser analisado na Câmara de Vereadores.