29 ago Entrevista: Vinícius de Luca, superintendente municipal de Turismo
Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 29/08/2022)
A expectativa para o turismo em Florianópolis é grande para este segundo semestre. Com grandes eventos programados e previsão de uma das temporadas mais agitadas dos últimos anos, o poder público municipal e os setores ligados diretamente ao turismo esperam movimento maior que nos dois últimos dois verões, afetados diretamente pela pandemia de Covid e as restrições. Vinícius de Luca, superintendente municipal de Turismo, fala à coluna sobre a preparação para os próximos meses.
Florianópolis está sediando diversos eventos, principalmente esportivos e de tecnologia. Qual a previsão para o restante do ano?
Dentro dos eventos previstos para este segundo semestre, tem eventos que movimentam de forma muito expressiva a economia, reunindo quase 10 mil turistas, além dos moradores da região, ou seja, reúnem mais do que 10 mil pessoas. A Prefeitura de Florianópolis é sempre parceira desses grandes eventos que acontecem aqui. Realizamos
reunião e auxiliamos nas questões relativas a trânsito, a alvarás de fonte sonora, a alvarás de licença do evento junto à Superintendência de Serviços Públicos, a promoção do evento e a trabalhar a forma da comunicação em conjunto. Apoiamos porque é uma grande quantidade de pessoas que ficam localizadas numa mesma região e por isso temos que dar apoio irrestrito a essas promotoras de eventos.
Quanto à temporada de verão, tivemos dois anos abaixo do normal por causa da pandemia. O que Florianópolis espera para a próxima temporada?
Tivemos ótimos meses de abril e maio, um bom mês de agosto, seguramente vamos ter um setembro bom também, apesar do feriado de 7 de setembro cair na quarta-feira. Os feriadões nos ajudam bastante a ter movimentação turística mais alta. Vamos ter um outubro muito bom seguramente, muitos eventos previstos, e no mês de novembro a mesma coisa. Tradicionalmente, novembro é um mês muito forte em eventos, então temos e expectativa muito boa para a temporada. Ainda é cedo para se falar de reservas, porque as pessoas têm deixado cada vez mais para reservar, mas eu não tenho dúvidas que teremos uma temporada muito boa e superior inclusive a de 2019/20, que já foi uma boa temporada.