20 jul Mutirão vai demolir mais de 20 construções irregulares em Florianópolis
Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 19/07/2022)
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano prepara um mutirão para demolir construções irregulares. Serão entre 20 e 25 obras em várias regiões de Florianópolis.
Segundo o secretário Fabio Botelho, que assumiu o cargo há menos de duas semanas, a ação é fruto do reforço do trabalho da fiscalização para coibir as obras ilegais no município.
Ele anunciou também que a partir de agosto a consulta de viabilidade, necessária para o dono saber se a área pode ou não receber uma construção, vai passar a ser online. Hoje o processo é burocratizado e a resposta demora cerca de três meses.
Outra novidade da nova fase da SMDU é a reformulação do Escritório de Projetos, responsável pela avaliação dos empreendimentos maiores, acima de 30 mil metros quadrados.
Com a alteração, eles passarão a ser analisados ao mesmo tempo pelos diversos órgãos da prefeitura – como Ipuf, Floram, Secretaria de Mobilidade e a própria pasta do desenvolvimento urbano. Esse novo protocolo vai queimar etapas e dar agilidade aos processos.