12 jul Grande Expediente discute estado da figueira da praça XV de Novembro
O Grande Expediente da Câmara foi destinado nesta segunda-feira (11) à Fundação Municipal do Meio Ambiente (FLORAM) para falar sobre o atual estado da centenária figueira da praça XV de Novembro, em atendimento ao Requerimento n. 078/2022, de autoria da vereadora Maryanne Mattos (PL).
A vereadora destacou que a ideia de abordar o tema surgiu depois de uma reunião realizada na associação FloripAmanhã, que defende e contribui para a melhoria da qualidade de vida dos Florianopolitanos. Na reunião foi discutido sobre a saúde e a integridade da figueira, que não é revitalizada desde 2014, e anunciado o início do processo de revitalização este ano.
Presente no Grande Expediente, a superintendente da FLORAM, Beatriz Kowalski agradeceu a oportunidade de apresentar aos munícipes o que será feito com a árvore centenária. “É importante que cada cidadão, cada pessoa que passa ali na Praça XV tenha plena ciência do que está sendo feito com a figueira, e o porquê da manutenção nesse momento”, afirma.
O biólogo Paulo Garbugio apresentou as etapas da revitalização da figueira, destacando que árvores urbanas precisam de um cuidado um pouco mais específico, porque elas não estão em seu hábitat natural, em especial a figueira centenária, uma árvore monumental.
PASSO A PASSO
Será feito uma análise da estrutura da árvore, seguida do processo de nutrição através de biotecnologia. Também será feito poda para limpeza de galhos secos e condução da estrutura da árvore, além de uma tomografia junto com tratamento de cavidade para avaliar internamente os tecidos, identificando os riscos de quebra e queda dos galhos. Por último serão realizados cálculos estruturais para identificar quais galhos podem permanecer ou ser retirados, e quais precisam de escoras.
O vereador Marquinhos (PSC) sugeriu a criação de um canal de acompanhamento das etapas de revitalização da figueira, para que a população possa acompanhar de perto.
Também presente na ocasião, o vice-presidente do FloripAmanhã, Salomão Mattos, destacou o cuidado que é preciso haver com a arborização da cidade, e sugeriu que seja criado um plano de arborização do município, para que seja definitivo o que plantar, onde plantar, como plantar e quando plantar em Florianópolis. “Uma cidade respira, uma cidade precisa de oxigênio, precisa de beleza também e precisa de sombra. Então todo projeto de arborização precisa ser muito bem trabalhado, e com isso a nossa cidade é quem ganha”, finalizou o executivo.
(CMF, 11/07/2022)