FloripAmanhã discute transporte coletivo intermunicipal

FloripAmanhã discute transporte coletivo intermunicipal

A reunião ordinária da Associação FloripAmanhã foi realizada nesta quinta-feira (7), com um tema de grande importância para a economia da Grande Florianópolis: o transporte coletivo intermunicipal.

Conduzida pelo presidente Jaime de Souza, a reunião online reuniu associados e diretores, e contou com a participação do engenheiro e Consultor Sênior em Gestão de Cidades, Cassio Taniguchi, do Diretor da empresa Biguaçu Transportes Coletivos, Leo Mauro Xavier Filho, e do representante da FloripAmanhã na presidência do COMDES (Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis), Marius Bagnatti. Eles trouxeram uma análise dos principais gargalos que a sociedade enfrenta com o atual transporte coletivo intermunicipal.

“Esse é um tema muito importante porque está diretamente ligado à qualidade de vida da população da Grande Florianópolis e às condições de emprego da região, pois muitas vezes a ineficiência da mobilidade faz com que muitos empregos deixem de ser conquistados e estudantes e trabalhadores fiquem horas para chegar aos seus destinos”, destacou o presidente, Jaime de Souza, no início da reunião. Ele aproveitou para lembrar que hoje temos um único modal de transporte coletivo e questionou: “Será que temos condições de alcançar outros? Essa é uma pergunta constante, com projetos que vem sendo barrados por diversos motivos, sejam eles ambientais ou financeiros. A pergunta que faço é: como vamos estar nessa importante área de integração em 2030? Vamos estar na mesma situação de hoje, ou temos perspectivas de mudanças?”

A resposta veio do diretor executivo da empresa Biguaçu Transportes Coletivos, Leo Mauro Xavier Filho, que salientou a importância de lideranças se unirem para solucionar os problemas do transporte coletivo. “Esse é um tema complexo e para que a gente chegue a algum lugar precisamos das lideranças empresariais, da sociedade civil e, sobretudo, daqueles que foram eleitos pela população, envolvidos com a causa. O transporte é um vetor de desenvolvimento para geração de emprego e renda.

Transporte público é um direito da sociedade

O coordenador do COMDES, Marius Bagnati, recordou o projeto que prevê uma quarta pista para automóveis na Beiramar Norte, salientando que o ideal seria uma pista para o transporte público. Esse é um dever do Estado e direito da sociedade, como consta no Art. 6 da Constituição Federal. “O próximo plano diretor tem que ser regional e não da cidade, pois está na hora de pensarmos como um todo”, defendeu. 

O professor Neri dos Santos se colocou à disposição para articular uma reunião com o governador e a FloripAmanhã, para pensarem juntos como implementar novos tipos de modais e melhorar efetivamente o transporte público intermunicipal. 

O presidente Jaime de Souza finalizou a reunião lembrando que o objetivo é encontrar caminhos práticos para a discussão do tema: “Precisamos retomar esse tema de extrema importância para a região. Nós não podemos ter um único modal, é preciso pensar na ciclovia, no ônibus, no aplicativo, no transporte hidroviário. Nós, como lideranças, temos a responsabilidade de nos movimentar e tentar levar essa questão adiante, junto com outras associações”.



A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.