19 jul Florianópolis participa da XIV Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco
Florianópolis participa nesta semana da XIV Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Unesco (UCCN -Unesco Creative Cities Network) que começa hoje e se estende até a próxima sexta-feira (22) em Santos. Desde 2014, a capital catarinense conquistou o título de Cidade Criativa da Unesco, cuja finalidade é incentivar a criatividade como estratégia para alcance dos objetivos sustentáveis da ONU (Organização das Nações Unidas).
A FloripAmanhã participará das reuniões oficiais, como entidade coordenadora do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia.
A conferência reunirá representantes dos setores culturais e criativos e prefeitos das cidades-membros da UCCN com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável por meio da cultura e da criatividade.
Florianópolis estará presente com um estande disponibilizado pela organização do evento, mostrando algumas características da cidade, como por exemplo, as ostras in natura, explica o superintendente de Turismo de Florianópolis, Vinicius de Luca.
“A conferência reunirá todas as cidades criativas do mundo. Além da troca de melhores práticas, Florianópolis terá condições de expor alguns dos motivos que levou a cidade a obter a chancela: as ostras, o turismo, a tecnologia e um pouco da cultura”, destaca.
De acordo com o superintendente, a prefeitura também participará do evento, no Centro de Convenções, com uma produtora da ostra certificada pelo Sisb (Sistema Brasileiro de Inspeção). “Teremos ainda a presença do Guia Manezinho, que contará causos e explicará a série de vídeos que estaremos passando lá no estande. Levaremos informações turísticas de uma maneira geral, com apoio do Destino Floripa, o Floripa Convention, e além disso, preparamos também uma bruxa muito característica da cidade, para que encantemos as mais de 2.000 pessoas que passarão por dia no local”, afirma.
Em paralelo serão realizadas, no Arcos do Valongo, um espaço para eventos e festas localizado na região mais antiga de Santos, aulas-show, das quais além de Florianópolis, participam também Belo Horizonte, Belém e Paraty, as outras cidades criativas da gastronomia brasileira, além de Santos e São Sebastião.
“Essas seis cidades certamente encantarão o público com aulas shows de receitas regionais importantes. No nosso caso aqui quem estará representando Florianópolis será o famoso e tradicional chef Narbal Corrêa, com algumas receitas que certamente vão dar água na boca e mostrar um pouco da cultura gastronômica tradicional de Florianópolis a todo o mundo. São esperadas pessoas de mais de 40 países nesse evento, que, no geral, deve reunir aproximadamente 8.000 pessoas, tanto na parte da expo quanto na parte dos Arcos do Valongo, essa parte da gastronomia”, explica o superintendente de Turismo da Capital.
Esta é a terceira participação de Florianópolis e, neste ano, o prefeito Topázio Neto participará da reunião anual da Unesco, da rede de cidades criativas Unesco. Segundo Vinicius de Luca, o prefeito Topazio participará ainda de uma reunião de prefeitos no evento, quando apresentará o case de Florianópolis como cidade criativa.
A participação do município no evento em Santos tem o apoio do Sebrae/SC, no âmbito do Projeto Floripa Destino Turístico Inteligente 2.0, realizado entre a entidade e a Prefeitura de Florianópolis.
Oportunidade para o debate de ideias
Organizada pela Unesco em colaboração com a cidade de Santos, Cidade Criativa de Cinema da Unesco desde 2015, a Conferência Anual UCCN 2022 será uma oportunidade para o compartilhamento de ideias e projetos inovadores e para criar novas sinergias em torno do tema “Criatividade, caminho para a igualdade”.
As cidades-membros serão convidadas a destacar suas respectivas experiências e boas práticas e ilustrar as várias maneiras pelas quais as indústrias culturais e criativas são alavancadas em âmbito local por meio da colaboração intermunicipal para revitalizar áreas urbanas, desde centros históricos até o entorno urbano.
Os participantes da Conferência Anual terão, ainda, a oportunidade de fazer um intercâmbio de seus pontos de vista, experiências e iniciativas sobre a criação de condições propícias para tornar as cidades mais inclusivas e igualitárias, alinhadas às prioridades globais da Unesco.
Respostas aos desafios contemporâneos
Durante a pandemia, as cidades de todo o mundo tiveram que responder à crise ao destacar o seu papel central na resposta aos desafios contemporâneos, mas também para garantir o cumprimento das várias oportunidades que surgiam do seu posicionamento como plataformas estratégicas de inovação e criatividade. Esse contexto sem precedentes abriu um diálogo renovado sobre a contribuição substancial das indústrias culturais e criativas para a recuperação e o desenvolvimento em escala local e mundial.
No desenvolvimento urbano centrado nas pessoas, os cidadãos representam um recurso essencial e valioso para a criatividade e a inovação. Portanto, é fundamental promover ambientes urbanos inclusivos, de modo a enfrentar os diferentes desafios contemporâneos e emergentes com soluções criativas e sustentáveis.
(ND, 18/07/2022)