13 jun Vamos planejar Floripa juntos
Artigo de Topázio Neto
Prefeito de Florianópolis
A gente, que mora em Florianópolis, vê que a cidade está em constante crescimento. Isso é muito bom! Mas todo desenvolvimento precisa ser planejado. Temos grandes desafios de mobilidade, estruturas públicas de lazer, habitação social, invasões em áreas de preservação e tantos outros que necessitam ser superados.
Todos os dias, milhares de pessoas precisam percorrer longas distâncias para trabalhar, estudar, frequentar espaços de lazer ou fazer compras. Esse deslocamento congestiona o trânsito e causa problemas de mobilidade e poluição que afetam a qualidade de vida. Em grande parte, isso acontece porque não há equilíbrio entre os bairros e as pessoas têm necessidade de buscar longe de casa o que precisam para viver. Outras desistem de morar aqui ou moram de forma irregular por conta do alto preço dos imóveis e da baixa oferta de habitação popular. Nossas áreas de preservação são constantemente ameaçadas com invasões e ocupações irregulares.
Muitos desses problemas acontecem porque a cidade tem um Plano Diretor desatualizado, feito há quase uma década, que não conversa com as necessidades da população. Desde o mandato do prefeito Gean houve ações para minimizar os impactos desse atraso, mas chegou o momento de construirmos juntos uma forma de avançar. Chegou a hora de revisar.
Com base em estudos técnicos de diversos setores da Prefeitura, que apontaram necessidades de melhoria em aspectos vitais da cidade, o município fez um diagnóstico e está propondo a revisão do Plano.
A partir de hoje, começamos a divulgar o cronograma de audiências públicas e esperamos que as pessoas participem e contribuam com suas ideias. Serão 13 audiências realizadas nos distritos e mais uma ao final, organizadas de forma a permitir ampla participação.
A adequação do Plano é o primeiro passo para buscar o equilíbrio atendendo às necessidades de cada bairro e tornando a cidade mais democrática, inteligente e inclusiva. Isso passa pela contribuição de vários setores da sociedade e também pela sua.
O cronograma completo, com os materiais de cada uma das audiências, será divulgado nos canais de comunicação da Prefeitura. Tire um tempo para ler, assista aos vídeos e forme sua opinião. Compareça à audiência do seu distrito e ajude a construir um Plano que converse com as necessidades do seu bairro e de toda a cidade.
(ND, 13/06/2022)