Tribuna Livre é utilizada para discutir a atual situação do Casarão Dona Lóquinha

Tribuna Livre é utilizada para discutir a atual situação do Casarão Dona Lóquinha

O casarão foi construído por escravos por volta de 1780, sendo por muito tempo o mais imponente sobrado da Costa da Lagoa.

Em 2014, devido a falta de conservação, o Instituto do Planejamento Urbano (IPUF) notificou o atual proprietário, que alegou não ter condições de executar obras de restauração e pediu a transferência da titularidade do sobrado para o município através de doação que não se tornou realidade.

A museóloga e arquiteta Fernanda do Canto destacou que estão desenvolvendo uma ação emergencial de restauração do sobrado. “Nós temos desenvolvido no momento, um projeto chamado Viva o Sobrado! Casarão da Dona Lóquinha, que se localiza na Costa da Lagoa, e esse é um projeto que de fato busca a restauração do Casarão a um médio prazo. Iniciamos sendo contemplados pelo Edital Elisabete Anderle, numa primeira ação inicial, onde faremos um projeto audiovisual e também um dossiê do diagnóstico de conservação do Sobrado, visando sua restauração e abertura ao público”, disse.

Segundo o proprietário do Casarão, Bruno Roff, estão em busca de parcerias para conseguirem avançar na restauração. “É uma realidade que a gente está lutando para conseguir concretizar, buscando parcerias e ajudas na áreas pública, na áreas privada e nós temos certeza que esse certeza que esse caminho está aberto agoa e vamos continuar nossa luta, conseguindo transformar esse lugar em alguma coisa muito importante para a comunidade, mantendo o patrimônio histórico cultural”.

De acordo com o vereador Renato da Farmácia (PSDB), esse projeto pode acabar se tornando uma referência até mesmo internacional. “Porque vejamos, um casarão daquela idade, tudo exatamente como foi construído naquela época, sendo referência histórica na arquitetura, na questão da moradia, na questão da cozinha, enfim, toda uma vivência daquela região”, concluiu.

(CMF, 08/06/2022)