20 jun Cidade Criativa da Gastronomia é a marca de Florianópolis
Você sabia que Florianópolis é uma Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia desde 2014? Pois muitos ainda não sabem ou não entendem o significado desta importante chancela que a cidade tem. Para mudar isso, o comitê gestor local, que cuida da guarda e renovação deste marca, realizou na quarta feira (17/06/2022) no plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina o Encontro Vias e Rotas Gastronômicas: Construindo Atrativos em Florianópolis. O evento teve como mesa de abertura central a discussão de como a cidade pode e deve se apropriar desta importante marca.
Para que um município receba o título de cidade criativa do programa UNESCO ela precisa cumprir uma série de requisitos e promover a articulação dos diferentes setores da cadeia produtiva da área que irá se candidatar. No caso de Florianópolis foi a Gastronomia que articula desde o pescador, produtor de ostras até as redes de hotéis, passando por chefs de cozinhas, entidades setoriais, universidades e o poder público como destacou Anita Pires coordenadora da FloripAmanhã entidade que lidera o trabalho do comitê local “precisamos nos apropriar desta grife” referindo-se ao selo que a cidade conquistou.
Juliana Mota, recém eleita presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina ABRASEL-SC, ressaltou em sua fala os desafios que o setor da gastronomia passou durante a pandemia e reforçou o compromisso da entidade em apoiar a divulgação da marca cidade criativa para seus associados da cidade.
O Secretário Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Juliano Pires, fez um balanço do trabalho que a administração da cidade tem realizado como a entrega de infraestruturas importantes, como o novo aeroporto internacional e a ponte símbolo da cidade Hercílio Luz, mas admite que a cidade deve promover mais este símbolo de Cidade Criativa da UNESCO.
O Prefeito Topazio Neto em sua fala sugeriu que o uso e promoção da marca deve ser algo orgânico para além dos governos e que os bares e restaurantes devem fomentar mais isto. Ele aproveitou o encontro para informar que a cidade está fazendo uma força tarefa para antecipar a preparação e o lançamento das festas de final de ano e temporada com mais planejamento e infraestrutura. Além de gestores públicos e entidades, o evento contou com a participação de um dos ícones criativos da gastronomia de Florianópolis, o chef Jaime Barcelos do Restaurante Ostradamus, ele destacou que trabalho deve ser diário e cotidiano de levar o nome da cidade e a cultura local para o Brasil e para o mundo “Devemos oferecer a experiência do encantamento”.
A agenda de eventos sobre as cidades criativas segue com a Conferência Anual da Rede UNESCO pela primeira vez sendo realizada nas Américas. Entre os dias 18 a 22 de Julho na cidade Santos – SP com o tema “Criatividade Caminho Para Igualdade” o evento contará com uma delegação de Florianópolis mostrando os diferenciais de nossa cidade para a Rede.
(VIA – Estação Conhecimento, 17/06/2022)