XXI Feira do Mel de Santa Catarina será nas ruas de Florianópolis

XXI Feira do Mel de Santa Catarina será nas ruas de Florianópolis

Depois de dois anos no mundo virtual, por conta da pandemia, a Feira do Mel de Santa Catarina retorna para as ruas do centro de Florianópolis e realiza sua 21ª edição no Largo da Alfândega, de 11 a 14 de maio, cheia de novidades. A feira vai ter 50 metros de comprimento, onde 19 produtores vão expor seus méis e derivados. A organização é da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina, Epagri, Sebrae-SC e prefeitura de Florianópolis. A abertura oficial vai acontecer no dia 11, às 10hs, no corredor da Feira.

Quem não estiver em Florianópolis continua tendo o site http://www.faasc.com.br/meldesantacatarina/ para fazer suas compras on-line, plataforma criada por conta da pandemia. No site você escolhe o produto e entra em contato direto com o produtor para realizar a compra. O objetivo é ligar as duas pontas da cadeia, sem intermediário. Encomendas podem ser encaminhadas a todo Brasil.

A FAASC vai realizar esse ano uma campanha do agasalho e de arrecadação de alimentos. Pela feira costumam passar em torno de 10 mil pessoas diariamente e a federação quer incentivar a solidariedade no visitantes. As doações poderão ser deixadas no estande da FAASC durante os dias da feira. As roupas e alimentos arrecadados serão encaminhadas para o Lar Recanto do Carinho e para o Asilo Irmão Joaquim, ambos em Florianópolis.

A Epagri, uma das organizadoras da Feira, fará a apresentação de seus trabalhos na área de apicultura e meliponicultura, exposição de Plantas alimentícias Não Convencionais (PANCs) e Pintura com tintas ecológicas – Cores da Terra. Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o universo das abelhas e seus produtos a Epagri vai realizar um passeio técnico na feira para crianças. Além disso haverá também a distribuição de mudas de árvores nativas da mata atlântica.

No passeio técnico um especialista vai explicar como as abelhas produzem o mel, quais os tipos de méis, os produtos das abelhas, a importância da abelha para o meio ambiente e para a sociedade, entre outros. Os passeios técnicos vão acontecer na quarta, 11/05, quinta, 12/05 e sexta, 13/05, no período entre 11hs e 16hs, e sábado, às 10hs, com duração de 20 a 30min. Para participar, inclusive grupos de escola que costumam visitar a feira, basta estar no local, nos horários disponíveis.

Uma das novidades deste ano é a exposição de uma maquete da Ponte Hercílio Luz, feita todinha de biscoito de mel. A obra é de Valkíria Buss, que trabalha com a produção de biscoitos. Além disso, ela vai oferecer uma oficina gratuita de confeito de biscoito de mel. A oficina vai acontecer na quarta, 11/05, quinta 12/05 e sexta, 13/05, de manhã, das 10hs às 12hs e a tarde, das 14hs às 16hs, com duração de 20min cada. Serão quatro pessoas por oficina e a participação será por ordem de chegada.

A feira também está disponibilizando três livros de receitas que podem ser baixados no link http://www.faasc.com.br/meldesantacatarina/receitas/. São receitas tradicionais e outras desenvolvidas por produtores de toda Santa Catarina, com o mel como elemento principal. No link você vai encontrar os livros Mel na Culinária, da Epagri, Receitas com Mel, da FAASC e o Mel da Gastronomia, da professora Helenora da Rosa.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) também vai desenvolver ações na Feira, através do Núcleo de Pesquisas Avançadas em Produtos da Colmeia. Haverá uma exposição de banners com as propriedades dos méis de abelhas sem ferrão e do mel de melato de bracatinga e material informativo sobre fraudes e adulterações em méis. Inclusive será realizado um ensaio físico-químico para detectar fraude em mel por adição de açúcar. (teste do Lugol). A universidade vai fazer também uma exposição de méis florais (cristalizado e fluido), de abelhas sem ferrão e de melato da bracatinga, explorando suas diferenças sensoriais. Os visitantes terão a oportunidade de responder a um Quis com perguntas sobre os diferentes tipos de méis com distribuição de brinde.

O Núcleo de Estudos em Abelhas, Produtos Apícolas e Polinização (UFSC) vai apresentar informações sobre cochonilhas, bracatinga e produção do melato; abelhas sem ferrão, com demonstração de cinco espécies mantidas pela maioria dos meliponicultores de SC, com destaque para Tetragonisca angustula e Melipona quadrifasciata e pesquisas com Apis x agrotóxicos e ASF x paisagem. Haverá ainda caixas didáticas com espécies de abelhas (geral) e castas de Apis melífera.

(Confira a matéria completa em DeOlhoNaIlha, 02/05/2022)

Tags: