12 maio Semana ODS em Pauta: Os ODS e a Agenda 2030 – Contexto histórico e perspectivas de futuro
A disseminação dos ODS representa um dos maiores desafios para o engajamento dos diversos setores da sociedade para a implementação da Agenda 2030. A FloripAmanhã é uma das entidades signatárias do Movimento Nacional ODS Santa Catarina desde 2020 e várias das ações e projetos desenvolvidos pela Associação estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Uma pesquisa exclusiva, realizada pela Rede Conhecimento Social em conjunto com o IBOPE Inteligência e a Conhecimento Social – Estratégia e Gestão, revelou que 49% dos brasileiros não conhecem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O estudo mostra também que 38% das pessoas já ouviram falar nos ODS, mas não têm conhecimento sobre o assunto, 10% declararam ter algum conhecimento sobre o tema e apenas 1% disse saber bastante sobre o assunto. Pensando nisso, o Movimento Nacional ODS Santa Catarina, realiza todos os anos, na última semana do mês de maio, a semana ODS em Pauta.
Neste ano as ações serão realizadas de forma online, no YouTube.com/MovimentoODSSC. Os eventos serão realizados na última semana de maio, nos dias 23, 25 e 27, das 9h30 às 11h30. Os participantes que desejarem receber o certificado de participação deverão se inscrever nesse link:https://www.sympla.com.br/semana-ods-em-pauta__1572921
Confira os vídeos das ações!
Semana ODS em Pauta: Os ODS e a Agenda 2030 – Contexto histórico e perspectivas de futuro
Semana ODS em Pauta: Sem deixar ninguém para trás: justiça climática, inclusão e ODS
A semana ODS em Pauta tem como objetivo disseminar informações de qualidade sobre os ODS e a Agenda 2030. A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade, a ser alcançado por meio do alcance das metas e indicadores estabelecidos nos ODS, compromisso global pactuado por 193 países na ONU em 2015. Propõem 17 metas para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas, com prazo até o ano de 2030. É um compromisso individual que beneficia a coletividade. Um plano de desenvolvimento para o país em todos os seus territórios e para todas as pessoas. É um plano para governos, sociedade, empresas e cidadãos.
Programação
No dia 23 de maio será a abertura oficial da Semana ODS em Pauta, e será um momento de trazer um histórico e abordar sobre como tudo começou, passando desde a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente de Desenvolvimento, em Escolmo na Suécia, seguindo até a Rio 92, com a Agenda 21, para chegarmos nos Objetivos do Milênio (ODM), quando nasceu o Movimento Nós Podemos Santa Catarina. Para abordar sobre esse histórico, teremos a participação da Coordenadora de Mobilização do Movimento Nacional ODS Santa Catarina Camile Bruns.
Em seguida, será o momento de abordar sobre os desafios do Brasil para o alcance das metas dos ODS. Para esta conversa, o ODS em Pauta contará com a participação de Thiago Gehre Galvão, Coordenador do Programa Estratégico UnB 2030: Sustentabilidade e Desenvolvimento Inclusivo da Universidade de Brasília. E para finalizar a agenda do dia, a especialista em Política Climática do Observatório do Clima Stela Herschmann irá fazer um olhar para o presente e futuro, falando sobre o que a ciência aponta no relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças. O primeiro dia de evento será mediado pela 2a secretária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, Adelita Adiers.
Conheça o perfil dos palestrantes
Camile Bruns – Coordenadora de Mobilização do Movimento Nacional ODS SC. Tema: Agenda 2030 e os ODS: como tudo começou
Consultora em Gestão Social e Desenvolvimento Sustentável. Mestranda em Administração, especialista em Responsabilidade Social Empresarial e Graduada em Serviço Social. Experiência de 15 anos na área de sustentabilidade, na elaboração, execução e monitoramento de programas e projetos sociais, na construção de estratégias, estruturação de políticas, processos e indicadores de desempenho e, na operacionalização de planos de ação em governança e sustentabilidade corporativa. Voluntária há 13 anos no Movimento Nacional ODS Santa Catarina. Coordenadora de Mobilização na gestão 2020-2022 do Movimento.
Thiago Gehre Galvão – Coordenador do Programa Estratégico UnB 2030. Tema: Relatório Luz e os desafios do Brasil no alcance dos ODS
Thiago Gehre Galvão é Coordenador do Programa Estratégico UnB 2030: Sustentabilidade e Desenvolvimento Inclusivo da Universidade de Brasília. Doutor em Relações Internacionais (UnB, 2011) e professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (2015). Pesquisa e ensina sobre Relações Internacionais do Brasil, Estudos de Desenvolvimento, Cooperação Sul-Sul, Educação Global e Estudos Críticos de Segurança. Trabalhou na Presidência da República Brasileira entre 2012 e 2015, na Assessoria de Cooperação Internacional Federativa e na Comissão Nacional de População e Desenvolvimento (CNPD). Atualmente, está pesquisando sobre BRICS, Política Visual Global, Pensamento Criativo e sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030.
Stela Herschmann – Especialista em Política Climática do Observatório do Clima. Tema: Um olhar para o futuro: o que a ciência aponta no relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças (IPCC)
Stela é mestre em Administração pela EBAPE/FGV com ênfase em Governo, Instituições e Políticas Públicas, mestre em Direito e Políticas Ambientais pela Duke University e especialista em Direito Ambiental pela PUC-Rio. Já trabalhou com licenciamento e avaliação de impacto e trabalha desde 2014 na agenda de clima e terceiro setor.
Inscreva-se no canal do Youtube e ative o sininho para receber notificações dos eventos do Movimento Nacional ODS SC.
Com informações do Movimento Nacional ODS SC