Sebrae/SC lança projeto para fortalecer inovação local em todo o Estado

Sebrae/SC lança projeto para fortalecer inovação local em todo o Estado

Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 19/05/2022)

Com o objetivo de fortalecer a inovação de acordo com as vocações de cada região do Estado, o Sebrae/SC acaba de lançar o projeto denominado Planejamento de Ecossistema Local de Inovação (ELI). A estratégia é unir diferentes atores para desenvolver e fortalecer negócios inovadores em Santa Catarina, explica a instituição. A execução acontece nos municípios, em parceria com entidades, empresas e prefeituras.

Os dois primeiros projetos envolvem as duas maiores cidades catarinenses, Joinville e Florianópolis. Na Capital, o projeto está priorizando os setores de hardware e software, economia criativa e turismo, energias renováveis e saúde. Em Joinville, são os setores de TIC automação, saúde, químico e materiais e logística.

De acordo com o gestor do projeto, o executivo do Sebrae Roberto Tavares, o objetivo é identificar e priorizar setores produtivos regionais que são estratégicos para o desenvolvimento de um ecossistema de inovação local. O desafio é estimular o surgimento e a consolidação de novos negócios inovadores, duradouros e estratégicos, que façam a diferença para a economia de municípios ou regiões.

Um dos focos é fazer com que empresas inovadoras consolidem seus negócios num prazo menor de tempo. Conforme o Sebrae, o projeto ELI será executado também nos municípios de Araranguá, Imbituba, Brusque, Blumenau, São Bento do Sul, Mafra, Joaçaba, Luzerna, Videira, Chapecó, Caçador, Palhoça, São José, Biguaçu e Santo Amaro da Imperatriz.