30 maio Reunião com secretário municipal de infraestrutura debate novos pontos de revitalização da Capital
O Grupo de Trabalho de Revitalização de Espaços Públicos e Meio Ambiente (REVIT), coordenado pela Associação FloripAmanhã, realizou na manhã desta quinta-feira (26) uma reunião online com o secretário municipal de infraestrutura de Florianópolis Valter Gallina para debater sobre as próximas praças que serão revitalizadas e as prioridades em 2022 para uma Floripa com espaços públicos e meio ambiente bem cuidados.
Para o presidente da FloripAmanhã, Jaime de Souza, o encontro foi uma demonstração da importância da participação da sociedade, quando organizada, na gestão pública da cidade. “A FloripAmanhã busca esse objetivo que é auxiliar a administração pública com participação efetiva, como ficou demonstrado com o REVIT, alcançando pleno sucesso. Outra forma de participação importante vem da colaboração com ideias estratégicas sobre cenários estruturantes da cidade, a exemplo do que ocorreu com a Agenda 2030”, comenta Souza.
O vice-presidente da FloripAmanhã, Salomão Mattos Sobrinho, falou sobre os objetivos do REVIT – requalificar, cuidar e apropriar – e reforçou o papel e as prioridades do grupo: meio ambiente, revitalização e adoção de praças. “Nosso trabalho é transformar as áreas públicas, como praças, em lugares seguros e adequados para a comunidade utilizar. Além disso, queremos cada vez mais articular as parcerias para requalificação e adoção desses espaços”, explica o vice-presidente.
Dentre as prioridades para 2022 estão evitar a poluição visual ocasionada por excesso de cabos aéreos e a conservação das árvores, sendo que uma delas é a Figueira da Praça XV, localizada no coração de Florianópolis e que em breve receberá novos cuidados e tratamentos. O Grupo também está iniciando trabalhos para apurar a qualidade do ar, minimizar o impacto de espécies exóticas invasoras, além de seguir na mobilização para criação do Plano Diretor de Arborização de Florianópolis e aumentar o plantio de árvores.
O secretário Valter Gallina tirou dúvidas sobre o andamento de algumas revitalizações. Dois dos questionamentos foram referentes às praças da Criança e Forte São Luiz. O secretário explicou que ambas vão passar por licitações e em breve será dada a ordem de serviço para iniciarem os trabalhos. “Vamos realizar em torno de 248 obras no 2º semestre de 2022, dentre elas estão estas duas praças e também o Parque do Córrego Grande. É muito importante e necessário também a adoção destes ambientes, porque quanto mais revitalizados, mais pessoas frequentam e consequentemente mais seguros eles se tornam”, afirma Gallina.
Veja vídeo sobre o Programa de Adoção de Praças
(Tudo Sobre Floripa, 27/05/2022)
A Associação FloripAmanhã é uma entidade signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.
Essa iniciativa voluntária, de caráter apartidário, plural e ecumênico, é voltada à promoção dos compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Composto por mais de 500 signatários e presente em 54 municípios, o movimento atua por uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. Várias ações desenvolvidas pela FloripAmanhã estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.