11 maio Prefeitura de Florianópolis tem projeto para o prédio da Escola Antonieta de Barros
Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 10/05/2022)
O prefeito Topázio Neto pediu a doação ao município do prédio da antiga Escola Antonieta de Barros, na rua Victor Meirelles, no Centro Histórico de Florianópolis.
A reivindicação foi formalizada em ofício enviado ao reitor da Udesc, Dilmar Baretta, e reforçada em reunião presencial com representantes da universidade na manhã desta terça-feira (10).
“A ideia é fazer um centro cultural para inclusão de jovens, com foco na cultura negra e resgate da história de Antonieta de Barros. Queremos levar para lá a sede da Fundação Franklin Cascaes, para nos inserirmos culturalmente cada vez mais no centro leste”, afirmou Topázio.
O imóvel foi cedido à universidade em 26 dezembro de 2019 pelo governo do Estado, mas até agora não há uma definição sobre o que será feito no local.
A prefeitura também pretende implantar no local um museu dedicado à vida e a obra de Franklin Cascaes, “que dedicou sua vida ao estudo da cultura açoriana na Ilha de Santa Catarina e região, incluindo aspectos folclóricos, culturais, suas lendas e superstições, usando uma linguagem fonética para retratar a fala do povo no cotidiano”.