Memorial Parque da Luz

Memorial Parque da Luz

Da Coluna de Anselmo Prada (Portal Making Of, 04/05/2022)

Um dos lugares mais icônicos de Florianópolis, ganhou um inventário para preservar a luta de muita gente para tornar o Parque da Luz, na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz,  um lugar de todos  e repleto de histórias que ajudam a montar a identidade da Capital. Um trabalho que tem mais de quarenta anos, movido por muitas pessoas da comunidade que literalmente usaram mãos e braços na construção de um parque para a cidade.

Nem todo mundo sabe, mas onde hoje existe uma grande área verde, com muitos atrativos, já foi o cemitério da cidade e depois um descampado, que só escapou da ocupação imobiliária por obra de quem lutou muito para transformar o lugar num espaço de convivência, e continua lutando de geração em geração. Junto com os órgãos públicos, o trabalho da Associação dos Amigos do Parque da Luz faz toda a diferença na busca de melhorias, movimento e vida no parque.

Entre as ações da associação, foi montado o memorial com o resgate de fotos e informações sobre a história do parque, registros que estão em painéis expostos na casa que também faz parte da história da cidade, localizada dentro do Parque da Luz. O memorial é um passo importante para a preservação documental e pode abrir muitas alternativas de exposição do acervo ao público, inclusive no universo digital. No local, outra atração é uma exposição da artista Josiane Fonseca. Os trabalhos destacam a fauna e a flora do lugar, além dos temas místicos que dão luz ao passado e presente do parque.