09 maio Entidades mobilizam população de Florianópolis sobre destinação social do IRPF devido
O Instituto dos Advogados de SC (Iasc) está participando da campanha de 18 instituições empresariais e governamentais de Florianópolis que estão alertando a população sobre a importância de o contribuinte destinar parte do Importo de Renda Pessoa Física (IRPF) devido ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e ao Fundo do Idoso (FI). Na quinta-feira, dia 5, representantes das instituições, acompanhados do prefeito Topázio Neto, promoveram um ato de mobilização no Largo da Alfândega, no Centro da Capital.
“Mobilizei a Comissão de Direito Tributário, presidida pelo doutor Bernardo Beltrão, para participar da campanha e representar o Iasc nos movimentos”, destaca o presidente em exercício do Iasc, Cassio Biffi. Todo cidadão que precisa declarar o IRPF, no modelo completo, tem a opção de doar até 6% do valor do imposto devido para projetos sociais. Somente em Florianópolis, 22 instituições sociais estão aptas a receber contribuições.
Segundo a Confederação Nacional dos Municípios, Florianópolis teve, em 2021, potencial de R$ 82 milhões para arrecadação das destinações de pessoas físicas, mas arrecadou apenas 3% dessa expectativa. “O contribuinte não pagará imposto adicional e nem terá redução da restituição. É um procedimento que é bom para o cidadão, que verá sua doação ser usada no próprio município e bom para as entidades do município, que terão mais recursos no FIA e FI para transformações sociais”, explica Darley Grando, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon) da Grande Florianópolis. A declaração do IRPF deve ser feita até o dia 31 de maio.
Divulgalção/Iasc.
(DeOlhoNaIlha, 06/05/2022)