Carreata e eventos mostram como a mobilidade elétrica pode ser para todos

Carreata e eventos mostram como a mobilidade elétrica pode ser para todos

Da Coluna de Estela Benetti (NSC, 30/04/2022)

A Semana da Mobilidade Elétrica, que contou com um evento em Florianópolis e outro em São José e encerrou no fim da manhã deste sábado com uma carreata de veículos elétricos entre as duas cidades, mostrou que essa é uma tecnologia que pode se popularizar. A instalação de usinas solares permite ter energia gratuita para abastecer e o aluguel de veículos menores, como motocicletas e bicicletas elétricas, são alternativas que podem ser oferecidas para que as pessoas possam experimentar a tecnologia sem gastar muito.

A primeira carreata de veículos elétricos contou com a participação de 20 automóveis, praticamente a metade do esperado pela organização, mas chamou a atenção e ganhou elogios do público pelos carros serem silenciosos e não poluentes. O trajeto foi entre o Iate Clube Veleiros da Ilha, na Capital, e o Mundo Car Mais Shopping, em São José.

O prefeito Topázio Neto dirigiu um dos veículos no trajeto e disse que está buscando soluções para ônibus elétricos na cidade, com o objetivo de reduzir o preço das passagens e também as emissões de poluentes.

– Meu maior interesse em veículos elétricos são os ônibus. O que eu mais quero é que se viabilizem. Ouvi no evento que existem soluções em desenvolvimento em Santa Catarina que podem ser adotadas por um custo razoável para o transporte público através dos ônibus. A gente conseguiria reduzir a emissão de carbono e melhorar o preço do transporte público. Acho que isso seria uma revolução para Floripa – disse o prefeito, que está atento a incentivos nacionais e internacionais para o setor. 

A Semana da Mobilidade teve dois eventos, 4º Mobisul – Congresso Internacional de Mobilidade, promovido pela empresa Safe Park e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o Mundo Car VEX São José 2022, organizado pela empresa agência Ideia5 e o Mundo Car. O Mobisul teve 1,7 mil inscrições, 500 inscrições para as plenárias e 200 para o evento de smart city e energia promovido pela Federação das Indústrias (Fiesc).

O público gostou da carreata e o objetivo do Mobisul foi totalmente atingido. Foi um evento de altíssimo nível. Encerramos com a palestra sobre o veículo voador elétrico da Embraer – afirmou o professor Erwin Teichmann, um dos organizadores do congresso.O próximo passo será a redação de uma carta para as autoridades nacionais informando o que o setor precisa para oferecer veículos e infraestrutura ao mercado.

Para o professor Zízimo Moreira, diretor geral do Campus Florianópolis do IFSC, o trabalho de pesquisa em mobilidade elétrica da instituição está em sintonia com os desafios da mesma.

O evento é um passo que a gente dá na questão de buscar alternativas de mobilidade sem emissão de carbono. O IFSC, mais uma vez, vem nessa vanguarda de tentar alternativas para a preservação ambiental. Florianópolis tem esse apego – disse o professor no fim do evento.