04 abr Viva Açores, conhecer é viver!
Artigo de Lélia Pereira Nunes
Curadora do projeto “Viva Açores, conhecer é viver!”
O fascinante projeto apresentado na segunda- -feira, dia 28 de março, no Palácio Cruz e Sousa, revelou a ponte maior da “açorianidade”, interligando a Ilha de Santa Catarina ( e o litoral catarinense) aos Açores – nove ilhas no meio do Atlântico Norte, modeladas numa curvatura que lembram um grande “S”, desde Santa Maria no oriente até as Flores no ocidente.
“Viva Açores, conhecer é viver” nasceu do olhar visionário e apaixonado de Marcello Petrelli, presidente executivo do Grupo ND, com o objetivo de aproximar e integrar os Açores e Santa Catarina, promovendo conhecimento, vivendo realidades e experiências. Fazer os caminhos do mar e unir mundividências e identidade cultural. Pretende-se escancarar janelas múltiplas de intercâmbios nas mais diferentes áreas, e oportunizar investimentos bilaterais.
Açores deixará de ser uma referência na árvore genealógica de milhares de famílias de Santa Catarina para ser de fato conhecido, aproximando as duas margens atlânticas e colocando uma em frente a outra, num diálogo amoroso entre mãe e filho, do batismo na terra barriga verde ao encontro de suas raízes açorianas paridas nas terras de lavas. Séculos de tradições ilhoas, de sabedoria popular impregnadas na alma, no jeito de ser, de estar, de fazer, de falar do nosso povo no universo do grande litoral catarinense com 561 km de extensão. Entre os mais de um milhão e meio de descendentes dos cazaes açoreanos, observa-se um desconhecimento de suas origens. Afinal, quem somos?
Foi pensando assim que, o Grupo ND, o maior grupo de Comunicação Social do Sul do Brasil, numa campanha inédita e de grande envergadura com conteúdo exclusivo ousou construir um projeto ímpar de difusão e intercâmbio
que há muito era esperado e que vai aproximar com a força da alma coletiva as gerações de ontem, de hoje e do amanhã.
Nunca na história das relações entre Santa Catarina e Açores um projeto dessa grandiosidade e com um aporte de investimento privado incomensurável foi executado.
Estiveram em Florianópolis o secretário regional de Agricultura dos Açores, engenheiro António Ventura e o diretor regional das Comunidades, José Andrade que não esconderam a sua surpresa e a emoção com que viram, ouviram e assistiram em sua breve digressão pela Ilha de Santa Catarina, a Décima Ilha.
A concluir e coroar este momento a mensagem fraterna do presidente do governo dos Açores, José Manuel Bolieiro: “Contem com os Açores e com os açorianos nesta ligação fraterna. Bem hajam!”
Começa agora, uma nova aventura, a viagem de regresso dos “manezinhos” aos Açores, à descoberta das origens da identidade cultural. Chegou a hora de contarmos essa essa história direito.
(ND, 02/04/2022)