13 abr Um centro de inovação também pode ser especializado em Gastronomia
Um artigo anterior desta coluna falou sobre a importância da especialização para o sucesso de centros de inovação, dando exemplos principalmente do distrito 22@ de Barcelona, com seus clusters em Mídia; Medicina; Tecnologias da Informação e da Comunicação; e Energia.
Vale a pena relembrar o que é um Centro de Inovação. É um ambiente (habitat), normalmente instalado em uma edificação única, destinada a receber uma série de operações interdependentes com o propósito de estimular e desenvolver empreendimentos inovadores de forma sistêmica, ou seja, com qualidade e em quantidade. Pode ser entendido como uma espécie de “shopping center para a inovação”, que visa proporcionar as condições para o desenvolvimento de empreendimentos inovadores em escala.
Santa Catarina mais uma vez inova ao plantar as bases de um Centro de Inovação especializado em um setor econômico que normalmente não é lembrado quando se fala no assunto, mas que tem recebido inovações significativas nos últimos tempos: a Gastronomia. Trata-se de uma iniciativa da Associação dos Bares e Restaurantes do estado, a Abrasel/SC, co-criada com diferentes atores do ecossistema de inovação de Florianópolis, com destaque para o atual presidente da entidade, Raphael Dabdab, e o autor deste artigo.
Inicialmente chamado de CIGA (Centro de Inovação em Gastronomia Abrasel), e agora recém rebatizado como Fermento – Centro de Inovação em Gastronomia e FoodTech, este ambiente ficará no Bewiki Floripa Centro, que será inaugurado ainda neste ano de 2022.
(Confira a matéria completa em SC Inova, 12/04/2022)