20 abr Reunião ampliada discute retorno e ampliação dos horários e linhas do transporte público
A Comissão de Viação, Obras Públicas e Urbanismo realizou uma reunião ampliada nesta terça-feira (19) para tratar sobre o retorno e a ampliação dos horários e linhas do transporte coletivo de passageiros da capital.
“As mudanças precisam ser justificadas, entendidas por aqueles que vão ser impactados com essas mudanças, precisam funcionar na vida real e, sobretudo, nós [vereadores] que estamos lidando diretamente com a população, precisamos ter conhecimento delas para responder quem nos procura. São os vereadores e vereadoras que estão na linha de frente, muitas vezes, do recebimento das críticas, e nem sempre a gente sabe responder o que está se passando na cabeça do Executivo”, pontua a vereadora Carla Ayres (PT), autora do requerimento.
Durante a reunião a parlamentar apresentou uma série de pedidos da população sobre o retorno de linhas e horários que foram tirados com a chegada da pandemia, mas que fazem falta agora que a rotina da cidade já voltou ao normal. A vereadora destacou principalmente a baixa oferta do serviço nos feriados e fins de semana, que atrapalha o funcionamento do comércio e prejudica também o lazer da população. Nesse sentido a vereadora Cíntia Mendonça (Coletiva Bem Viver) destacou os usuários que trabalham à noite na região central da cidade, que ficam sem horários compatíveis para voltar para casa após o expediente.
Com o retorno das aulas presenciais nas universidades, o vereador Renato da Farmácia (PSDB) reivindicou a volta da linha Abraão UFSC e de outras que saem da região continental. Mais linhas e horários no norte e sul da Ilha também foram pedidos feitos pelo parlamentar, além dos vereadores Gilberto Pinheiro – Gemada (Podemos) e Marcos José de Abreu – Marquito (PSOL).
Presente na reunião, o secretário de mobilidade e planejamento urbano Michel Mittmann sugeriu a criação de um comitê técnico junto ao Legislativo para analisar e atribuir novos horários conforme as necessidades dos usuários, e salientou o serviço de ouvidoria da secretaria unificado ao SAC do Consórcio Fênix. “Temos que reforçar esse diálogo, porque é importante para nós trazer a comunidade junto para entender, por exemplo, que no Abraõo UFSC, oferecer mais horários do Abraão ao Centro, e do Centro ter os semidireto UFSC, é mais eficiente”, pontuou o secretário.
Apresentar um plano de reestruturação das linhas e horários para que seja construído junto aos vereadores e à população será o foco de uma nova reunião ampliada, que deve ser agendada nas próximas semanas.
(CMF, 19/04/2022)