18 abr Relatório Mundial da Propriedade Intelectual 2022
A edição de 2022 do Relatório Mundial da Propriedade Intelectual – lançado pela World Intellectual Property Organization (WIPO) – busca iluminar e nortear como as decisões de vários atores dentro de ecossistemas de inovação, incluindo formuladores de políticas, pesquisadores, empresas, empresários e consumidores, podem juntos moldar a trajetória futura, não apenas da inovação, mas de economias e sociedades ao redor o mundo.
O Relatório Mundial de Propriedade Intelectual é publicado a cada dois anos e oferece novos insights sobre o papel da inovação nas economias de mercado, o relatório de 2022 tem como tema central a importância da orientação da inovação.
De acordo com a WIPO ( 2022, p.10) “a direção da inovação não é decidida por si só; é o resultado da interação dinâmica de múltiplas decisões entre empresários, pesquisadores, consumidores e formuladores de políticas. Além disso a direção da inovação está em constante mudança, cercada pelas escolhas e interações do público e das partes interessadas privadas que procuram se beneficiar da inovação. E é este ecossistema de inovação que estabelece a direção da inovação”.
O relatório aponta como a inovação pode ajudar a enfrentar os desafios globais de hoje e amanhã, além de refletir sobre questões como orientar a direção da inovação rumo a resultados produtivos que beneficiem as economias, comunidades e nosso planeta, quais alavancas de política podem ser puxadas para alinhar os incentivos à inovação privada com as necessidades sociais e de que forma pode ser feito para melhor apoiar países em desenvolvimento e menos desenvolvidos a gerar oportunidades de inovação.
De acordo com a WIPO (2022) a inovação pode ter motivações públicas e privadas que não são necessariamente alinhadas, mas que podem ser alavancadas para o bem comum, e ter um impacto transformador sobre o sobre o meio ambiente, saúde pública, comunidades locais, mas é fundamental a interação entre os atores do ecossistema de inovação.
(Confira a matéria completa em VIA – Estação Conhecimento, 14/04/2022)