04 abr Procissão do Senhor dos Passos: multidão com muita fé e devoção em Florianópolis
Da Coluna de Moacir Pereira (ND, 03/04/2022)
Uma das maiores demonstração de fé da população catarinense registrou-se no fim de semana em Florianópolis com a realização da Procissão do Senhor dos Passos, a mais antiga manifestação religiosa, popular e cultural do Estado, com 256 anos.
O evento só não se realizou nos dois últimos anos, em função da pandemia. No retorno, milhares de pessoas acompanharam a transladação das imagens do Senhor dos Passos, considerada milagrosa e a que até hoje desponta com maior número de devotos, e de Nossa Senhora das Dores.
Dezenas de pessoas vestindo o traje roxo característico da Irmandade do Senhor dos Passos, que desde a origem organiza e comanda a procissão.
Este ano, com maior presença de crianças e seus pais pagando promessas e forte participação de jovens e idosos.
No domingo, a tradicional “Procissão do Encontro”, quando as duas imagens se encontram, frente a frente, no adro da Catedral Metropolitana.
É outro movimento de grande fé e devoção, especialmente, do grande público que se concentra nas escadarias da Catedral.
A exemplo de anos anteriores, também 2022 foram confeccionados belos tapetes na rua Tiradentes, por onde as duas imagens transitam no retorno a Igreja do Menino Deus, no Hospital de Caridade.
Ameaça de chuva no sábado a noite e chuvas finas no domingo não afastaram a multidão que se concentrou na Praça XV de Novembro e depois acompanhou as duas imagens até o fim da rua Menino Deus.
Ao longo das vias públicas por onde a procissão passou, milhares de pessoas com celulares registrando com fotos e filmagens. Dezenas e centenas com as mãos postas ou fazendo o sinal da cruz, ajoelhando-se em sinal de gratidão ou fazendo pedidos silenciosamente.
Em vários pontos do percurso, a começar do inicio na Catedral, o canto da Verônica também provoca grande emoção no público, que aplaude a atuação da soprano Nasla Santos, interpretando “O Voz Omnes”ou “Ó Vós Todos”.
Em latim manifesta: “Ó vós todos que passais pelo caminho/
Vinde e vede se existe dor tão grande quanto a minha dor/
Ó vós todos que passais pelo caminho/
Vinde e vede se existe dor tão grande quanto a minha dor/
Escutai, todos os povos, e vede a minha dor/
Se existe dor tão grande quanto a minha dor?