27 abr Florianópolis volta a apostar no sistema de bicicletas compartilhadas
Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 26/04/2022)
A Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano lançou uma chamada pública para atrair interessados na prestação do serviço de aluguel de bicicletas em Florianópolis. É mais uma tentativa de oferecer o serviço à população, depois de algumas tentativas frustradas.
As propostas, de acordo com o edital que foi publicado nesta segunda-feira (25), deverão ser apresentadas até 12 de maio, quando será feita a abertura dos envelopes. Segundo a prefeitura, a iniciativa tem o objetivo de reforçar o incentivo ao uso da bicicleta na cidade, classificada como uma “alternativa ambientalmente sustentável e saudável para deslocamentos urbanos”.
As quantidades de bicicletas e estações vão ser definidas no plano de implantação apresentado pelas empresas credenciadas e a receita das operadoras do sistema virá da taxa de adesão dos planos pelos usuários, da veiculação de publicidade fixada nas bicicletas e na estrutura das estações, além da compra de créditos para uso das bicicletas compartilhadas. Segundo a secretaria, o poder público municipal não terá qualquer custo operacional com o sistema.
O prazo para início da prestação dos serviços é de 30 dias após a aprovação do plano de implantação apresentado pela empresa ou empresas vencedoras.