Eleição do Conselho da Cidade movimenta bastidores do Plano Diretor de Florianópolis

Eleição do Conselho da Cidade movimenta bastidores do Plano Diretor de Florianópolis

Da Coluna de Renato Igor (NSC, 26/04/2022)

Com a definição do rito da discussão das mudanças no Plano Diretor de Florianópolis, agora, há forte movimentação nos bastidores para a eleição do Conselho da Cidade (CC). O ajustamento de conduta firmado entre prefeitura, Ministério Público (MP-SC) e Defensoria Pública (DF-SC) alinhou que o processo de escolha dos novos conselheiros do CC poderá ocorrer durante o andamento das 13 audiências públicas e mais a audiência geral.

Após as discussões com a sociedade é que o projeto será encaminhado ao órgão consultivo. Os grupos políticos e ideológicos das diversas matizes se organizam para tentar emplacar os seus nomes.

Pelo Estatuto das Cidades, o Conselho da Cidade precisa ser consultado antes de alterações no plano diretor. O órgão não tem poder de decisão, mas tem a atribuição legal de “implementar o Plano Diretor, acompanhar a elaboração de projetos setoriais, estudar e propor as diretrizes para a formulação e implementação da Política Municipal de Desenvolvimento Urbano, bem como acompanhar e avaliar a sua execução”.

O mandato dos atuais conselheiros foi prorrogado em função da situação de emergência imposta pela pandemia. Como já mudou o status sanitário no país, o processo eleitoral dos conselheiros será retomado e deve ocorrer em 90 dias.

O prefeito Topazio Neto espera concluir o processo de discussão nas audiências e no Conselho da Cidade até o mês de junho, quando acredita que será possível encaminhar o texto para a Câmara dos Vereadores.