Desafios na obra da Beira-Mar Continental

Desafios na obra da Beira-Mar Continental

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 27/04/2022)

O presidente do Codecon (Conselho de Desenvolvimento do Continente), Dalton Heros Malucelli Jr, está fazendo um alerta sobre o projeto de ampliação da Beira-Mar Continental, obra orçada em R$ 500 milhões e que está sendo preparada em conjunto pelos municípios de Florianópolis e São José.

Além de garantir a “tão sonhada e necessária ligação à BR-101”, com impactos positivos na mobilidade, ele lembra que os dois municípios não podem perder a oportunidade de garantir “um grande salto na melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem no entorno”. “A inclusão de bolsões ao longo da via e de uma faixa de areia repondo as atuais praias suprimidas não só possibilitaria abrigar inúmeros equipamentos de lazer, convivência e de novas oportunidades, mas garantiria o acesso ao mar essencial na preservação de nossa identidade cultural e econômica”, observa.

“Espera-se que não se repita a paisagem existente na Beira-Mar Norte e na atual Beira-Mar Continental, onde praias foram substituídas por pedras e hoje a natureza luta para reconstruir tímidas faixas de areia graças à ação das marés”, afirma.