11 abr Associação de empresas de ônibus da Grande Florianópolis pede autoridade metropolitana
O empresário Léo Mauro Xavier Filho é diretor da Metropolis, associação que reúne cinco empresas de transporte coletivo da Grande Florianópolis – alega que é preciso “estruturar uma autoridade metropolitana”, ou seja, um órgão gestor para autorizar políticas públicas para regular a atividade na região. A entrevista foi no Empresas e Negócios, dentro do CBN Sábado Show.
– Para ir de Biguaçu para Santo Amaro da Imperatriz, tem que ir até Florianópolis. Isso é inadmissível. Temos um sistema de bilhetagem eletrônica capaz de fazer essas integrações na região continental, mas para isso precisamos de um órgão regulador – disse o empresário, que é da Biguaçu Transportes Coletivos, uma das empresas que fazem parte do grupo.
Sobre a retomada do setor em tempos de menos restrições com a situação atual da Covid-19, a expectativa de Xavier Filho é que o “novo normal” do setor chegue a cerca de 80% no volume de usuários dos ônibus em relação ao período antes do início da pandemia. Ele cita fatores como o novo comportamento das pessoas, que estão trabalhando mais em home office.
– O transporte coletivo vem retomando as suas atividades muito vagarosamente. Eu diria hoje que estamos com 70% daquilo que nós transportávamos em termos de passageiros – declarou o representante da Associação Metropolitana das Empresas de Transporte Coletivo de Passageiros da Região Metropolitana da Grande Florianópolis – Metropolis.
(CBN, 10/04/2022)