06 abr A cidade ideal na concepção de cinco escolas de urbanismo
Os municípios, assim como as pessoas, são dinâmicos e vão se transformando para acompanhar e se adaptar às mudanças sociais, econômicas e ambientais de seu tempo. Da mesma forma, a visão sobre como a cidade ideal deveria ser planejada foi sendo influenciada pela realidade e pelo pensamento vigente de cada época.
A industrialização, o maior número de indivíduos saindo das áreas rurais para as urbanas, o crescimento populacional, o desenvolvimento de novos materiais e tecnologias construtivas, o domínio dos automóveis como meio de transporte e, mais recentemente, a busca por outras formas de ocupar e se deslocar pelas localidades impactaram as teorias urbanísticas ao longo da história e resultaram na estruturação dos municípios atuais – com seus acertos e problemas.
Cinco escolas de urbanismo foram fundamentais para estabelecer as regras que orientaram a divisão dos espaços e o uso do solo e moldaram as localidades como as conhecemos hoje: Cidades-jardim, Modernismo, Novo Urbanismo, Cidade para as pessoas e Cidade de 15 minutos. Saiba mais sobre os princípios de cada um desses movimentos a seguir.
(Confira o conteúdo completo em Somos Cidade, 24/03/2022)