Reserva Marinha do Pirajubaé ganha plano de manejo sustentável em Florianópolis

Reserva Marinha do Pirajubaé ganha plano de manejo sustentável em Florianópolis

A Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé, manguezal localizado em Florianópolis, teve o seu primeiro plano de manejo sustentável aprovado pelo ICMBio (Comitê Gestor do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Com isso, ficam estabelecidas normas de utilização do espaço de preservação ambiental.

O plano de manejo foi aprovado em novembro de 2021, resultado de ação civil pública do Ministério Público Federal e de acordo judicial com o Instituto Chico Mendes, homologado pela Justiça Federal.

“O documento estabelece várias regras para o uso da área, sobre o que pode ou não fazer. Também tem o zoneamento das áreas onde pode haver manejo sustentável dos recursos e a delimitação das zonas mais restritivas de conservação”, explica a analista ambiental do Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio, Andrea von der Heyde Lamberts.

Estão estabelecidos ainda no plano de manejo os valores e recursos fundamentais da Reserva e o que é preciso para mantê-los. Cartilhas e páginas da internet estão sendo preparadas pelo ICMBio para resumir as ações aos beneficiários.

(Confira a matéria completa em ND, 04/03/2022)