17 mar Pesquisadores do VIA participam do Atenua(r) Cidade: oficina de fotografia e poesia visual no centro de Florianópolis
O fato de que a cultura e a criatividade são propulsoras do desenvolvimento regional, tanto pela perspectiva econômica quanto social, já é uma pauta bastante conhecida pelos pesquisadores da área.
Nesse aspecto, a identidade de uma cidade torna-se um ativo capaz de fazer com que além de única – pois cada uma possui sua identidade referenciada aos elementos históricos e regionais -, a cidade também se torne cada vez mais atrativa. A valorização e o reconhecimento da identidade local de determinado território influencia em diferentes frentes sociais, econômicas e políticas relevantes a serem consideradas ao lidar com a complexidade urbana.
Uma das áreas a serem pontuadas nesse aspecto é próprio empreendedorismo, visto que uma cidade atrativa estende seus impactos positivos tanto na área do turismo como na retenção de moradores e talentos que já são locais.
É unânime nos estudos de cidades criativas que a cultura local precisa estar presente no cotidiano dos cidadãos. Do mesmo modo, as tendências em cidades inteligentes consideram também esses aspectos, enquanto buscam meios de favorecer o bem-estar cidadão, estudando formas de tornar o contexto urbano mais favorável ao aumento da qualidade de vida de seus habitantes.
(Confira a matéria completa em VIA – Estação Conhecimento, 16/3/2022)