31 mar Novas cidades brasileiras na Rede de Cidades Criativas
No post sobre as Cidades Criativas do Brasil, conhecemos um pouco sobre dez cidades brasileiras que fazem parte da Rede de Cidades Criativas da UNESCO. São elas: Florianópolis (SC); Curitiba (PR); Belém (PA); Salvador (BA); Santos (SP); Paraty (RJ); Brasília (DF); João Pessoa (PB); Belo Horizonte (MG); e Fortaleza (CE). No ano de 2021, mais duas cidades do Brasil ingressaram neste seleto grupo internacional. Siga na leitura para saber mais!
Rede de Cidades Criativas da UNESCO
A Rede de Cidades Criativas da UNESCO objetiva promover a cooperação com e entre cidades que identificam a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável (UNESCO, 2022). As sete categorias criativas que compõem esta Rede são literatura, design, artesanato e arte popular, filme, música, artes midiáticas e gastronomia.
Dentre as cidades brasileiras, o campo criativo da gastronomia é o que possui mais cidades, isto é, Belém, Belo Horizonte, Florianópolis e Paraty. Já o campo do design é composto pelas cidades de Brasília, Curitiba e Fortaleza. As categorias de artesanato e arte popular, filme e música são constituídas por apenas uma cidade brasileira em cada, sendo estas, João Pessoa, Santos e Salvador, respectivamente.
A novidade é que, no ano de 2021, duas novas cidades do Brasil ingressaram nesta Rede. Uma delas é Recife (PE), que passou a ser membro da categoria de música, unindo-se à Salvador. A outra ingressante é Campina Grande (PB), que passou a participar da categoria de artes midiáticas, colocando-se como a única cidade do Brasil na categoria.
(Confira a matéria completa em VIA – Estação Conhecimento, 30/03/2022)