Florianópolis pode ter voo direto até Lisboa; entenda as negociações

Florianópolis pode ter voo direto até Lisboa; entenda as negociações

Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 10/03/2022)

A próxima semana será importante para os planos da Floripa Airport, concessionária do aeroporto de Florianópolis, e do governo de Santa Catarina de ter um voo direto e regular entre a Capital catarinense e Lisboa, em Portugal. O sonho é antigo, mas a nova ofensiva nas negociações envolve ações privadas e públicas. Representantes da Floripa Airport e da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) vão estar em Lisboa na semana que vem para diferentes agendas na tentativa de convencer a TAP Linhas Aérea, empresa portuguesa que faz voos para o Brasil, a colocar Florianópolis entre seus destinos.

Por parte do governo, um pacote de medidas foi apresentado. O Estado diz que entrará com contrapartidas, como diminuição do ICMS para o querosene de aviação. A Santur também investiu R$ 300 mil para uma aproximação e promoção do destino Santa Catarina junto com a TAP em um evento em Lisboa que ocorre na próxima semana.

As ações de promoção das cidades catarinenses em Portugal continuarão mesmo com a eventual efetivação do voo. Economicamente, a TAP terá o desconto do ICMS do querosene por ser parceira da Azul, que já tem rotas pelo Estado. O desconto só é dado a partir de um número de rotas da companhia aérea nos aeroportos catarinenses.

“Não se trata de um encontro definitivo”

A Floripa Airport, representada pela Zurich Airport Brasil, confirma que está em Portugal na próxima semana “liderando uma agenda de trabalho com a TAP”. A companhia diz que os trabalhos serão multidisciplinares, desde desenvolvimento de rotas até área comercial e de cargas.

Em nota, a concessionária diz que “não se trata de um encontro definitivo, mas parte dos estudos para viabilizar uma ligação direta entre Florianópolis e Portugal”. O texto ainda afirma que a Zurich Airport Brasil tem desenvolvido uma rotina consistente de trabalho com cias aéreas, visando ampliar a internacionalização do aeroporto da Capital.

A concessionária também participará da feira de turismo onde estará a Santur, a BTL. Na avaliação da Zurich Airport, “a divulgação do potencial turístico e de negócios de Santa Catarina para este mercado é fundamental para a ampliação dos voos internacionais na principal porta de entrada do Estado e esse é um desafio de todo o trade”.