Equipe do programa Trato pelo Araújo inicia vistorias em São José

Foto colorida com várias pessoas pousando para uma foto em pé e ajoelhadas com camisetas azuis

Equipe do programa Trato pelo Araújo inicia vistorias em São José

Presidente da CASAN SC e o Prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila (PSD), vestem a camisa do Trato pelo Araújo – Foto: Sergio Polignano

Nesta segunda, 28 de março, uma equipe de técnicos e auxiliares de campo inicia vistorias em imóveis situados na bacia hidrográfica do Rio Araújo, em São José, para identificar ligações clandestinas e problemas nas conexões com a rede de esgotos. Promovido pela CASAN, o Programa Trato pelo Araújo será executado pela JPR Ambiental, associando ações de fiscalização à educação ambiental.

O objetivo do programa, oficialmente lançado na última sexta, 25, durante a inauguração de um reservatório para a ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento da Grande Florianópolis, é combater a poluição do Rio Araújo, um dos principais cursos de água da região. O rio cruza os bairros de Campinas, Floresta, Nossa Senhora do Rosário e Bela Vista.

Os técnicos irão testar, por meio de corantes não poluentes, as instalações hidráulicas de banheiros, cozinhas, áreas de serviço e pontos de lançamento da água da chuva, verificando se estão de acordo com as normas de saneamento básico. Caso seja detectada alguma irregularidade, o dono da propriedade será orientado pela equipe, recebendo 60 dias para a regularização. Após o prazo, os fiscais devem retornar e certificar o imóvel.  Quem quiser realizar a vistoria e atestar que o imóvel está regularizado pode agendar uma visita pelo WhatsApp (48) 9.9203 6873.

“O Trato pelo Araújo vai proporcionar uma assessoria técnica gratuita, colaborando com o adequado funcionamento do sistema de esgotamento sanitário de São José e, dessa forma, com a recuperação ambiental do Rio Araújo”, destaca Vinicius André Ferreira, chefe da agência da CASAN em São José.

O engenheiro ambiental, responsável técnico pelo programa e sócio e da JPR Ambiental, Rodrigo Miranda, complementa que atualmente uma das maiores fontes de poluição são as ligações irregulares de esgoto, e que ao melhorar a situação do Rio Araújo, consequentemente, toda a balneabilidade de São José e da capital, Florianópolis, será beneficiada. “O saneamento básico é responsabilidade de todos. Vamos atuar em diversas frentes, desde a vistoria até a educação ambiental, para trazer mais saúde e bem-estar para a população”, explica.

 

SOBRE O TRATO PELO ARAÚJO:

A partir de uma abordagem que mescla vistorias e ações educativas, os Tratos pelo Saneamento são programas realizados pela CASAN para o combate à poluição causada pelo esgoto irregular.

O objetivo é regularizar o saneamento básico e contribuir para a melhoria ambiental com ações de diagnóstico, fiscalização, diálogo e conscientização da comunidade.

Além do Trato pelo Araújo, a CASAN desenvolve outros quatro projetos similares: Trato pelo Capivari e Trato pela Lagoa, em Florianópolis; Trato por Laguna e Trato pelo Lajeado São José, em Chapecó.

(Assessoria de Comunicação JPR Ambiental, 29/03/2022)